ARTE, CULTURA & LAZER

145 Anos de Santos Dumont é comemorado com Show Aéreo no Rio de Janeiro

O Museu Aeroespacial abriu mais uma vez seus portões para receber o público e comemorar o aniversário do Pai da Aviação. A divulgação aconteceu com antecedencia nas redes sociais, site do museu, no portal da Força Aérea Brasileira, mídias especializadas em aviação e também nas mídias não especializadas e o efeito dessa divulgação foi a presença de mais de 60 mil pessoas nos dois dias de evento.

O MUSAL, como é conhecido, fica localizado no lendário Campo dos Afonsos, zona oeste do Rio de Janeiro e é o berço da aviação militar brasileira, tendo iniciado suas operações nos anos de 1910 com a criação do Clube de Aeronautica e posteriormente, a Escola Brasileira de Aviação e na década de 40 passou a ser chamado oficialmente de Base Aérea dos Afonsos.

Alberto Santos Dumont, nosso ilustre brasileiro e herói de toda a nação, dentre tantas invenções, criou o voo de um objeto mais pesado que o ar, em 1906 no Campo de Bagatelle, onde por meios próprios decolou com o 14 BIS e percorreu uma distancia de 60 metros, a 2 metros de altura, durante cerca de 7 segundos e levou toda população parisiense à loucura, assim como todo o mundo diante da repercussão de seu feito.

O final de semana festivo do MUSAL contou com diversas atrações que atendiam a todos os publicos. Desde shows musicais infantis a shows de Pop Rock, Pagode, Shows Aéreos, Food Trucks, brincadeiras e oficinais educativas para as crianças, vacinação contra a Influenza, a Febre Amarela e orientações sobre o sarampo e muitas outras atrações organizadas exclusivamente para manter durante toda a festa o clima familiar que se viu.

Infelizmente, por problemas técnicos, as réplicas do 14 Bis e do Demoselle que estavam programados para voar, não conseguiram ter suas panes sanadas a tempo, impossibilitando seu voo, mas o público pôde curtir as manobras radicais da Esquadrilha Céu, grupo civil de acrobacia aérea formada, em sua maioria, por Ex pilotos da FAB, simulação de infiltração e resgate de militares em rapel com o helicóptero H-36 Caracal do 3º/8º Grupo de Aviação, Salto de paraquedas com a equipe Cometas do Exército Brasileiro e os Campeões de Salto Livre Falcões da Força Aérea Brasileira, além de salto enganchado de militares da brigada paraquedista e saltos civis.

Um dos pontos altos do fim de semana, foi as manobras acrobáticas do T-6 amarelo da Helisul que conseguiu trazer aos apaixonados por aviação, o som nostalgico do seu potente motor radial, fazendo lembrar do saudoso Coronel Braga que muito voou em seu “Tmeínha” naquele mesmo campo de voo.

O T-6 da Helisul fez diversas apresentações no decorrer dos 2 dias, inclusive ao entardecer e à noite, revelando aos espectadores sua iluminação de led no próprio motor, dando um efeito incrivel durante os voos noturnos.

As apresentações musicais ficaram por conta da Patrulha Canina e o Show do palhaço Topetão para a criançada, a banda de pop rock Kenzzy, Fabinho Carioca com o melhor da musica brasileira, o grupo de pagode RDN ( Reis da noite ) e a apresentação da Banda Sinfonica da Base Aérea dos Afonsos .

O visitante pôde visitar o interior do museu, se alimentar, fazer checagem de pressão arterial, participar de sorteios, conhecer mais sobre a guarda municipal do Rio de Janeiro, a Assossiação Carioca de Aeromodelismo (ACA) que além da exposição estática, deu um show aéreo com seus modelos em escala e pôde tirar fotos sentados no cockpit de aviões de caça como o Mirage 2000, o F-5 B e o histórico P-47 Thunderbolt, voado pelo 1º Grupo de Aviação de Caça, Senta a Pua na Segunda Guerra Mundial.

Uma iluminação cenica foi desenvolvida e deu um clima todo especial à exposição das aeronaves, assim como à fachada lateral do MUSAL, chamando a atenção do público que ficou até as 08 da noite, nos dois dias, aproveitando o máximo dessa grande festa em homenagem à Santos Dumont.

Toda a Equipe do MUSAL está de parabéns pelo empenho em produzir um evento com tamanha qualidade e por toda a receptividade com que tratou cada visitante.

O Museu Aeroespacial que completa em 31 de julho 45 anos de sua idealização, tendo sido inaugurado em 18 de outubro de 1976 tem em sua história a de brasileiros como Santos Dumont, que através da persistencia, conseguiu alcançar seu objetivo.

A missão do MUSAL é manter viva a memória do Pai da Aviação e a nossa de divulgá-la.

Obrigado ao MUSAL por mais uma vez nos receber tão bem e por tornar possivel vivermos momentos como os vividos nesse final de semana de julho.

Parabéns Santos Dumont e obrigado por não desistir!

 

Bruno Cilento

 

Tags

Pré – Lançamento!

Pré – Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Produtos

Carrinho