EVENTOS

4º Forum ASAS: mais um sucesso!

Aconteceu ontem (10 de maio), no Matsubara Hotel em São Paulo, a 4ª Edição do Fórum ASAS, que teve por tema “Controle de Tráfego Aéreo: Desafios e Futuro”, e reuniu as mais importantes lideranças de governo e da indústria, no país, relativas a esta atividade e seu segmento. O evento teve apoio do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica, com participação fundamental do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), e no setor privado, houve a participação, com apresentações, da Atech (Grupo Embraer) e da Omnisys, havendo ainda os apoios de outras empresas líderes no segmento – a Frequentis, Airbus e SITA. Também a Helibras e a Technolach apoiaram a realização deste 4º Forum ASAS.

O evento foi aberto oficialmente pelo diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas. Junto dele, estavam também presentes o Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando César Pereira Santos, vice-diretor do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial); o Brigadeiro-do-Ar Ary Rodrigues Bertolino, chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, e o Coronel-Aviador Anderson da Costa Turola, chefe do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP).

Além disso, entre as personalidades presentes no evento, no público, destacou-se o dr. Ozires Silva, fundador da Embraer e considerado por muitos como pai da indústria aeroespacial brasileira.

A primeira apresentação do dia foi a do Tenente-Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen, e tratou do futuro das redes de comunicações integradas do Comando da Aeronáutica (COMAER) e a perspectiva da adoção de uma Parceria Público-Privada para a gestão dessas redes. O Tenente-Coronel Jansen é coordenador da divisão técnica que está elaborando os requisitos e especificações técnicas dessa PPP.

Seguiu-se uma exposição do engenheiro Delfim Miyamaru, diretor da Área de Negócios ATM da Atech, falando sobre a aplicação da tecnologia na otimização do fluxo de tráfego aéreo e treinamento de novos controladores. O Tenente-Coronel Aviador Jorge Humberto Vargas Rainho, chefe da Seção de Planejamento de Operações Militares do Subdepartamento de Operações do DECEA, falou então sobre os desafios envolvendo Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs) e o controle de tráfego aéreo.

Seguiu-se o almoço, no restaurante do hotel, de padrão internacional, e depois deste, o CEO da Omnisys Engenharia, Engenheiro Luiz Henriques, falou sobre os radares de controle de tráfego aéreo produzidos no Brasil que servem ao mercado interno e externo (cerca de 60% do faturamento da empresa provém de exportações de produtos e serviços) e de sua evolução.

Houve então a palestra sobre Navegação Baseada em Performance (PBN) proferida pelo Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Cristian da Silveira Smidt, do DECEA, e assessor da delegação brasileira no painel de procedimentos de voo por instrumentos da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI / ICAO). O Capitão Cristian falou sobre o andamento da implantação da PBN no Brasil e dos ganhos para toda a comunidade.

Seguiu-se uma Mesa de Debate, composta pelos palestrantes além do editor de ASAS, Cláudio Lucchesi, quando todos puderam fazer perguntas e discutir pontos tratados nas exposições. Também foram sorteados alguns brindes para os presentes.

Para informações sobre os próximos Fóruns ASAS, acesse: www.eventoasas.com.br

Sobre o autor

Rafael Rinaldi

Jornalista, Técnico em Manutenção de Aeronaves e administrador de empresas. Apaixonado por aviação, fotografia e História.

Comente

Clique aqui para comentar

VI ENCONTRO DA CULTURA AEROESPACIAL

VI ENCONTRO DA CULTURA AEROESPACIAL

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Produtos

Carrinho