AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA EVENTOS

Drone avançado para inspeção de aeronaves Airbus

Drone de inspeção deve reduzir o tempo das vistorias em aeronaves

Na MRO Americas, feira de aviação que ocorre nessa semana em Orlando,no Estados Unidos, a Airbus está demonstrando pela primeira vez uma inovadora ferramenta de manutenção baseada em drones – o “Advanced Inspection Drone”. O drone de inspeção avançada da Airbus para uso no interior de um hangar acelera e facilita verificações visuais, reduzindo consideravelmente o tempo de inatividade das aeronaves e aumentando a qualidade dos relatórios de inspeção.

Unindo o extenso conhecimento de aeronaves da Airbus com a melhor tecnologia de drones, este novo produto consiste de um drone inteligente e automático com uma câmera visual integral, um sensor de detecção de obstáculos baseado em laser, software planejador de voo e uma ferramenta de software de análise de inspeção de aeronaves da Airbus. Desenvolvido em cooperação com a Testia, uma subsidiária da Airbus especializada em testes não destrutivos, este sistema de inspeção de aeronaves baseado em drones é otimizado para inspecionar as partes superiores da fuselagem da aeronave.

Seguindo um caminho de inspeção pré-definido, o drone automatizado captura todas as imagens necessárias com sua câmera on-board. As imagens de alta qualidade são então transferidas para um banco de dados em um PC para uma análise detalhada usando um sistema de software. Isso permite que o operador localize e meça os danos visuais na superfície da aeronave, ao compará-la com o modelo digital da aeronave. O software gera automaticamente um relatório de inspeção.

O novo sistema estará disponível para o setor no quarto trimestre de 2018, após a aprovação pela EASA do novo processo de inspeção. Foram feitas várias demonstrações iniciais para diversas companhias aéreas que manifestaram interesse. Também será oferecido para a organizações de MRO (Manutenção, Reparos e Operações). Por ser projetado para ser utilizado no interior de hangares de manutenção, o drone é equipado com um sensor baseado em laser para detectar obstáculos e interromper a inspeção, se necessário. Essa tecnologia baseada em laser permite que o veículo voe automaticamente sem a necessidade de ser pilotado remotamente.

A atualização para o novo sistema baseado em drones permitirá às operadoras e aos provedores de MRO reduzir o tempo de inspeção, permitindo que a aeronave seja liberada mais rapidamente e aprimorando a qualidade geral dos relatórios, melhorando a localização, a repetibilidade e a rastreabilidade dos danos. O novo processo de inspeção levará apenas três horas, incluindo 30 minutos de captura de imagens pelo drone, e melhorará a segurança da operadora. Por outro lado, a inspeção visual tradicional das aeronaves é realizada a partir do solo ou usando uma plataforma telescópica, especialmente para as partes superiores da aeronave – um processo que normalmente poderia durar até um dia.

O novo sistema de inspeção baseado em drones é um elemento do “Hangar do Futuro” (Hangar of the Future – HoF) da Airbus, um projeto de manutenção inovadora iniciado pela Airbus em Singapura há dois anos. O HoF combina o uso de tecnologias inovadoras e equipamentos inteligentes conectados à Internet das Coisas (IoT) como robôs colaborativos, drones, scanners, câmeras e sensores não destrutivos, com a documentação técnica das aeronaves e dados de serviço de aeronaves coletados pelo Skywise, a plataforma de dados abertos da Airbus. Por meio da digitalização e automação das atividades de manutenção, a Airbus está respondendo às crescentes necessidades de manutenção das companhias aéreas cujas frotas estão em expansão, criando valor para todas as partes interessadas.

O controle e regulamentação do uso de drones será um dos temas tratados no 4° Forum ASAS que será realizado no próximo dia 10 de maio no Hotel Matsubara em São Paulo. As inscrições gratuitas podem ser feitas aqui.

 

Sobre o autor

Rafael Rinaldi

Jornalista, Técnico em Manutenção de Aeronaves e administrador de empresas. Apaixonado por aviação, fotografia e História.

Comente

Clique aqui para comentar

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Produtos

Carrinho