AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Base Aérea de Palmas?

Será mais um estado da região Norte com a presença da Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira e o governo do Estado do Tocantins firmaram nesta sexta-feira (14) um acordo para a doação de uma área de 1.307,25 hectares, localizada na Região Metropolitana de Palmas. No local deve ser instalado um aeródromo de uso exclusivamente militar, o primeiro daquele estado.

O Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, explica que a localidade é estratégica. “Ao darmos os primeiros passos para viabilizar a implantação de uma organização militar da FAB em Palmas, preparamos alicerces para que a Força Aérea marque sua presença nessa importante localidade do Brasil e, como consequência, esperamos poder contribuir não só para a Defesa Nacional, mas também na área econômica e social da região”, disse.

Não foi anunciado ainda que tipo de organização militar poderá ser criada no local. Já houve rumores sobre a possibilidade um parque de manutenção de aeronaves, porém as grandes distâncias frente aos fornecedores, geralmente sediados no Sul-Sudeste, seria um problema. Por outro lado, para a FAB, operar em um aeródromo exclusivamente militar significa liberdade para utilização de armamentos, maior segurança e menor necessidade de se coordenar com o tráfego de aeronaves civis. É o caso da Base Aérea de Anápolis. Outra vantagem de Palmas é a baixa intensidade do espaço aéreo da região.

Sobre o autor

Redação

Um comentário

Clique aqui para comentar

  • Excelente noticia essa, para a cidade e regiao ! Prevejo progresso para o local e incentivo aos jovens pela carreira militar, muito bom mesmo !

Pré – Lançamento!

Pré – Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Produtos

Carrinho