ESPAÇO

Brasil inaugura centro de operações de satélites

COPE-P está instalado na Ala 1, ao lado do Aeroporto Internacional de Brasília

Um ano e meio após lançar seu Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), o Brasil finalmente inaugurou no dia 17 de dezembro o Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P). Construído na Ala 1 da Força Aérea Brasileira, em Brasília (DF), o COPE-P servirá para operar e monitorar o SGDC no uso estratégico militar da banda X e da banda Ka dentro do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) para todo o território brasileiro.

O Centro, construído na Ala 1, em Brasília, atuará em coordenação com o Centro de Operações Espaciais Secundário (COPE-S) do Rio de Janeiro. Além dos Centros de Operações Espaciais, o SGDC possui cinco gateways. Trata-se de estações que fazem a interconexão entre o satélite e os clientes. São transmissoras do segmento terrestre do SGDC, assim como os COPEs de Brasília e do Rio de Janeiro. As outras estações estão instaladas em Florianópolis (SC), Campo Grande (MS) e Salvador (BA).

O SGDC, lançado em maio de 2017, é o primeiro satélite geoestacionário de propriedade do governo brasileiro, após um investimento de R$ 3 bilhões. Adquirido pela Telebras, conta com uma banda Ka, utilizada para as comunicações estratégicas do governo e a ampliação do acesso à banda larga em todo o país, além de uma banda X, que corresponde a 30% da capacidade do equipamento, de uso exclusivo das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica).

Presente ao evento, o ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, destacou que com o SGDC foi inaugurada uma frota de satélites geoestacionário e comunicações do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais, o Pese. “Essas novas instalações foram projetadas para atender a magnitude do Pese. O programa, fruto de parceria entre os Ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com o lançamento do SGDC-1, mais que dobrou a capacidade ofertada em Banda-X”, afirmou Silva e Luna.

Sobre o autor

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Nova edição da ASAS!!!

Nova edição da ASAS!!!

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho