AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Brasil tem novos helicópteros na Amazônia

Ao todo, a Marinha terá 16 helicópteros Super Cougar, sendo cinco da versão de ataque AH-15B

O Brasil reforçou a presença aérea no litoral Norte e na foz do Rio Amazonas. Nesta semana, a Marinha do Brasil tornou realidade o plano de operar aeronaves UH-15 Super Cougar a partir de Belém (PA) com a chegada da primeira unidade. Mais duas aeronaves devem ser recebidas. O trio irá compor o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, a ser ativado oficialmente em janeiro do próximo ano.

Maior helicóptero militar em operação no Brasil, o UH-15 (designado HM-4 no Exército e H-36 na Força Aérea) pode levar até 31 ocupantes ou 5.700 quilos de carga. A autonomia de voo pode chegar a 6 horas. No total, o Brasil adquiriu 50 aeronaves para as três Forças Armadas.

O helicóptero UH-15 da Marinha ficará em um hangar da Ala 9 da Força Aérea Brasileira. Isso faz parte da implantação do projeto piloto chamado “Base Aérea Compartilhada”, fruto de um Acordo de Cooperação assinado em novembro de 2018. “Nosso objetivo é desenvolver ainda mais ações compartilhadas e reforçar a integração que existe entre as Forças dentro do Ministério da Defesa. A implantação do esquadrão aeronaval fortalecerá os laços que já existem e, principalmente, vai desenvolver doutrina conjunta dentro da atividade aérea”, ressaltou o Comandante da Ala 9, Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos.

Por enquanto, o esquadrão já conta com seis oficiais e 24 praças

Até o momento designado HU-41, o novo esquadrão tem esse número por ser o primeiro subordinado ao Comandante do 4º Distrito Naval, com jurisdição nos estados do Amapá, Maranhão, Pará e Piauí. Outro esquadrão com duas unidades da mesma aeronave deve ser ativado em Florianópolis (SC). Já em São Pedro da Aldeia (RJ) devem ficar mais seis UH-15A e cinco AH-15B, versão de ataque armada com mísseis Exocet.

Conheça as páginas da revista ASAS no Facebook e no Instagram e acompanhe diariamente notícias sobre Aviação!

Sobre o autor

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Nova edição da ASAS!!!

Nova edição da ASAS!!!

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho