AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Chile planeja modernizar caças F-16

Chile participou da Cruzex 2018 com caças F-16MLU

Se durante a Cruzex 2018 a Força Aérea do Chile mais uma vez impressionou com seus caças F-16, as notícias vindas do outro lado da Cordilheira dos Andes dizem que o alto nível do equipamento será mantido. O país planeja modernizar a frota, adotando, entre outras melhorias, um radar AESA semelhante ao que tem sido oferecido pela Lockheed Martin nos novíssimos F-16V Block 70.

A prioridade seria aumentar as capacidades dos 29 F-16A e 7 F-16B Block 20 adquiridos usados da Força Aérea da Holanda na década passada. Esses aviões já haviam sido modernizados na Holanda para o padrão MLU. Agora, devem passar por revisões estruturais na Enaer e receber eletrônicos mais modernos. Os seis F-16C e quatro F-16D, todos Block 50, recebidos novos dos Estados Unidos também devem passar por atualizações.

Um dos objetivos da modernização seria padronizar mais a frota. Há diferenças ente os F-16MLU e os F-16 Block 50, e mesmo entre os MLU há componentes distintos. Também circulam informações de que outra meta dos chilenos seria ter independência frente aos Estados Unidos, que precisam autorizar, por exemplo, a adoção de novos tipos de equipamentos.

Há ainda informações de que o Chile planejaria comprar mais um lote de F-16 novos. Eles iriam substituir os 10 F-5E e seis F-5F, modernizados para o padrão Tiger III , hoje em uso a partir da cidade de Punta Arenas, no extremo sul. Os F-16MLU estão baseados em Antofagasta, na região norte, e os F-16C/D estão em Iquique, no extremo norte, a menos de 250 km da fronteira com o Peru.

Sobre o autor

Redação

Um comentário

Clique aqui para comentar

  • Aqui se faz diferença no Chile para aplicar poucos recursos financeiros em Defesa e coerente doutrinas por politicos responsáveis!
    Enquanto eles já almejam voos tecnológicos mais concretos, nos gastamos uma fortuna em projeto de avião que ja estava pronto para substituir nossos Mirage 2000-C com o Gripen-C que ja voava em varios paises! …se tivessemos comprado alguns Gripen para reavaliação de doutrinas de defesa e logistica otimizada, hoje teriamos muito mais conhecimentos no GRipen e saberiamos no que evoluir em uma nova versão Gripen-NG!

Pré – Lançamento!

Pré – Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Produtos

Carrinho