AVIAÇÃO COMERCIAL E PRIVADA

China: primeiro turbofan 100% nacional

Motor CJ-1000AX
Motor CJ-1000AX

A fabricante estatal chinesa AECC Comercial Aircraft Engine (ACAE) concluiu recentemente a montagem do primeiro motor turbofan moderno totalmente nacional. O CJ-1000AX é um motor tipo Ultrafan com previsão para equipar futuras aeronaves da Comac. No seu projeto, além de várias universidades e indústrias estatais, estão participando em conjunto o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, o MIIT.

O motor tem 1,95m de diâmetro e comprimento de 3,29m e será produzido em três versões, sendo a versão “A” de 25 mil libras de potência, a “B” com 28 mil libras e a “C” com 27 mil libras. O primeiro motor produzido será utilizado para testes em solo da aeronave e também equipará um protótipo do Comac C919, aeronave chinesa na classe do Boeing 737 MAX e Airbus A320neo.

A China planeja fazer mais 24 protótipos do motor que serão utilizados na campanha de certificação. A previsão de entrada em serviço é para 2021.

A arquitetura do projeto é composta de um grande fan frontal, com pás fabricadas em aço-titânio, compressor de baixa pressão com três estágios e compressor de alta pressão com dez e turbina de alta pressão com dois estágios. Já a turbina de baixa pressão é composta por seis estágios.

Sobre o autor

Rafael Rinaldi

Administrador de empresas, formado em Manutenção de Aeronaves. Apaixonado por aviação, fotografia e História. Colecionador de caixas de kits e plastimodelista nas horas vagas

Comente

Clique aqui para comentar

Produtos

Carrinho

Últimas notícias

Parceiro