AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

China revela drones supersônicos

Imagem: CCTV/CNN

A parada militar dos 70 anos da Revolução Comunista na China contou com a participação de mais de 15 mil militares e 160 aeronaves, porém o que mais chamou a atenção foram duas aeronaves remotamente pilotadas (drones) identificadas por analistas ocidentais como espiões possivelmente supersônicos. A designação do modelo seria Wuzhen 8 (WZ-8), sendo descritos pela TV estatal chinesa como “Drone de reconhecimento de grande altitude e alta velocidade”.

Segundo informações divulgadas no site The Avionist, as imagens permitem notar a presença de dois motores a jato e um trem de pouso retrátil. Prováveis pontos de apoio na fuselagem sugerem que as aeronaves devem ser lançados no ar, como o Lockheed D-21 norte-americano.

Imagens: Fan Lingzhi/GT, AP, CCTV/CNN, CCTV

Com essa configuração e motores aparentemente semelhantes aos utilizados em mísseis balísticos, especula-se no Ocidente que os drones podem atingir até Mach 5.

Drone de combate

Também apareceu em Pequim o GJ-11 “Sharp Sword”. Chamado localmente de Lijian, o drone tem dois compartimentos para até 1.800 kg de armas. O comprimento é de 10 metros e a envergadura chega a 14 metros, em um perfil de baixa visibilidade. Conhecido no Ocidente desde 2013, especula-se que o Lijian possa operar a partir de porta-aviões, como o X-47B.

Foto: EPA/WU HONG
Foto: REUTERS/Jason Lee

Leia também:

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Sobre o autor

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

PROMOÇÃO ASAS

PROMOÇÃO ASAS

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho