AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA Sem categoria

Congonhas-Santos Dumont só com Azul

Durante três semanas só uma companhia aérea vai oferecer a ligação entre os aeroportos Santos Dumont (Rio de Janeiro) e Congonhas (São Paulo). Será entre os dias 24 de agosto e 21 de setembro. A Gol e a LATAM estarão limitadas a atuarem na rota entre Congonhas e o Galeão.

A exclusividade da Azul será por conta das obras na pista principal do aeroporto Santos Dumont. A Infraero terá equipes trabalhando 24 horas no período, mas as operações de pouso e decolagem só poderão ocorrer na pista secundária, incapaz de receber os jatos Boeing e Airbus operados pela Gol e pela LATAM. Já os modelos da Embraer em uso pela Azul poderão pousar ali.

De acordo com a Infraero, as obras envolvem a retirada de 7 centímetros de superfície da pista, reparos de desgastes, aplicação de concreto betuminoso usinado, implantação de nova camada porosa de atrito e pintura. Os trabalhos garantirão a continuidade das operações nas mesmas condições de segurança atuais, e de acordo com os requisitos regulatórios demandados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), oferecendo melhora no contato entre os pneus das aeronaves com a pista molhada ou seca.

Infográfico divulgado pela Infraero

A escolha do período da reforma envolveu tanto o aspecto meteorológico, por ter menos chuvas na época, quanto também uma decisão conjunta com as companhias aéreas, que replanejaram suas malhas aéreas. As operações da aviação executiva também continuam normalmente.

A última vez que a pista do aeroporto passou por manutenção semelhante foi em 2009. À época, o Santos Dumont seguiu operando normalmente, também por meio da pista auxiliar. A expectativa é de que a atual recuperação da pista dure em torno de 10 anos, até uma nova manutenção.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Sobre o autor

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

PROMOÇÃO ASAS

PROMOÇÃO ASAS

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho