AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Do Super Tucano direto para o F-16

O Super Tucano deverá ganhar o papel de preparar os pilotos para as unidades de F-16 e F-5
Os turboélices da Embraer devem se tornar responsáveis por treinar os aviadores que seguem para os esquadrões equipados com caças F-5 Tiger III e F-16 Fighting Falcon

A Força Aérea do Chile deve “promover” seus A-29 Super Tucano. Com a proximidade do fim da vida útil dos jatos de treinamento C-101, designados A-36, os turboélices da Embraer devem se tornar responsáveis por treinar os aviadores que seguem para os esquadrões equipados com caças F-5 Tiger III e F-16 Fighting Falcon.

A informação partiu do próprio Comandante da Força Aérea do Chile, General Arturo Merino, e foi divulgada no site Infodefensa.

“O A-29 tem uma capacidade tecnológica muita parecida com a do F-16 no tocante a todas as suas capacidades eletrônicas-digitais, inclusive que permitem simular os combates ar-ar como fazem os F-16. Mas isso nós veremos adiante”, disse o Comandante.

O Chile opera caças F-16MLU e também F-16C/D Blocl 50/52

Inicialmente, em 2009, o Chile começou a receber sua encomenda de doze unidades. Em 2017, um segundo lote elevou o total para 18. Agora, avalia-se adquirir mais quatro A-29. As aeronaves operam em missões de ataque.

A Força Aérea do Chile mantém intercâmbios constantes com a de outros usuários do A-29, com destaque para o Equador e o Brasil. Por aqui, os pilotos voam o Super Tucano por pelo menos três anos antes de seguirem para os F-5 ou A-1 modernizados. O planejamento é que o A-29 continue a ser o único degrau antes do Gripen NG.

No Brasil, o A-29 substituiu o AT-26 Xavante na tarefa de formar futuros pilotos de caça. Agora, pode ser a vez do A-36 Halcón, uma aeronave de eletrônica a bordo completamente distinta da vista nos caças de última geração

Conheça as páginas da revista ASAS no Facebook e no Instagram e acompanhe diariamente notícias sobre a Aviação!

Sobre o autor

Redação

Um comentário

Clique aqui para comentar

Nova edição da ASAS!

Nova edição da ASAS!

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho