AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

E se hélices funcionassem como pneus?

Assista ao vídeo:

As empresas da atualidade trabalham com tecnologias que parecem coisa de ficção científica, mas com promessa de se tornaram soluções de engenharia adequadas para o futuro. A última novidade veio da Goodyear, que apresentou o protótipo de pneus que podem se tornar em hélices para futuros carros voadores.

A novidade foi apresentada no Salão Internacional do Automóvel de Genebra 2019 (Suíça), Goodyear AERO. O novo conceito é um pneu dois-em-um, que poderia ser usado tanto para rodar nas ruas e estradas como em um propulsor, para que o veículo atinja o céu. Entre os seus diferenciais, o pneu conta com uma série de inovações: design multimodal, estrutura não-pneumática, propulsão magnética, sensores ópticos e inteligência artificial. Estas características permitem aliviar o choque do veículo com o solo, proporcionar propulsão sem atrito, monitorar as condições dos pneus e comunicar-se com outros veículos.

Assista ao vídeo:

Embora ainda se trate de um protótipo, a Goodyear acredita que este conceito possa ser uma parte essencial de um futuro ecossistema de mobilidade aérea, e já está desenvolvendo algumas tecnologias, como pneus não-pneumáticos e inteligência artificial. “Os protótipos da Goodyear destinam-se a provocar um debate sobre pneus e tecnologias de transporte para um novo ecossistema de mobilidade”, afirma Chris Helsel, diretor de tecnologia da Goodyear.

Sobre o autor

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho