ESPAÇO

Estudantes de Curitiba estão entre os cinco melhores do mundo em concurso da Nasa

Três estudantes da Cidade Industrial de Curitiba (PR), Marcos Mateus Garrido de Mello, 15 anos, Raul Guedes Carlesse, 15 anos, e Jennifer Gabriela da Silva Jetka, 14 anos, venceram a etapa regional do Space Apps Challenge e se qualificaram no top 5 da etapa mundial na categoria Best Mission Concept. Com a conquista, os três jovens estudantes vão vivenciar, a partir do dia 13 de outubro, a rotina da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas referentes à exploração espacial.

O trio desenvolveu um dispositivo capaz de receber informações enviadas pelo satélite da Nasa sobre focos de incêndio, identificados em tempo real, transformando os dados digitais em analógicos de forma que possam ser transmitidos para diversas rádios AM espalhadas pelo País. Chamado de #JunoRádio, o dispositivo funciona sem nenhum acesso à internet e pode ter sua transmissão para as áreas mais remotas.

Em mensagem enviada aos estudantes, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, desejou muito sucesso ao grupo e se colocou à inteira disposição dos estudantes e dos colegas do projeto para que suas ideias e participações sejam inseridas na agenda da AEB.

Campanha beneficente

Os estudantes fazem parte do projeto We Are All Smart (WAAS) – uma plataforma com base no aprender fazendo – que mantém parceria com o Instituto Robert Bosch, em Curitiba. Nesta segunda-feira (17.09), o trio junto com empresários curitibanos comemoram a conquista e lançam uma campanha beneficente com a finalidade de arrecadar fundos para que outros jovens da comunidade tenham a mesma oportunidade que eles tiveram.

Durante o evento, os estudantes vão leiloar a peça “Rumo à Nasa”, criada pelos próprios jovens junto ao artista Jack Holmer, sendo sua estrutura impressa em 3D com diversos sensores que a tornam interativa ao ambiente ao seu redor. Os visitantes do evento terão a oportunidade de mergulhar em um outro planeta com intervenções gastronômicas e artísticas dentro da temática futurista e tecnológica.

A iniciativa do projeto tem como objetivo despertar nos alunos de escolas públicas suas potencialidades para resolver problemas, usando a tecnologia como ferramenta. Eles participam do projeto no contraturno escolar e com um ensino inovador aprendem fundamentos básicos de hardware, software e conhecimentos específicos, necessários à resolução de problemas do dia a dia, desenvolvendo habilidades de ideação, gestão de projetos, prototipagem, pensamento fluido e resolução de problemas.

No próximo mês de outubro, os três estudantes embarcam para os Estados Unidos, onde vão visitar o Kennedy Space Center e laboratórios da Nasa, além de participar de um encontro com o vice-prefeito de Orlando-FL, Tony Ortiz. Eles também vão conhecer a área de inovação da cidade e fazer uma apresentação da solução para a comunidade de tecnologia CodeForOrlando.

Realizado no JUPTER Tech Space, o evento reuniu programadores, designers e outros profissionais de todo o mundo, ligados ao desenvolvimento de softwares. O resultado impressionante demonstra a capacidade destes jovens em resolver problemas em escala internacional.

Pré – Lançamento!

Pré – Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho