AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

EUA vão fazer missão humanitária perto da Venezuela

Navio pode receber aeronaves com pacientes para seus mais de mil leitos Foto: US Navy

É um navio-hospital. Mas é um navio militar dos Estados Unidos. O USNS Comfort deve chegar nos próximos dias no Caribe para uma missão humanitária de cinco meses em países da região. Os militares norte-americanos vão trabalhar perto da Venezuela e não escondem se tratar de um esforço relacionado diretamente às consequências da ditadura de Nicolas Maduro.

“Essa missão é uma resposta direta à crise criada pelo regime Maduro”, afirmou o Almirante Craig Faller, o homem à frente do Comando Sul dos EUA. “As equipes médicas do USNS Comfort vão trabalhar ao lado dos profissionais médicos das nações anfitriãs, que estão absorvendo milhares de migrantes e refugiados venezuelanos. O povo venezuelano está fugindo desesperadamente de sua pátria para a esperança de um melhor modo de vida”, detalhou.

Foto: US Navy

O navio deve passar por Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Granada, Haiti, Jamaica, Panamá, Santa Lúcia, São Cristóvão e Neves e Trinidad e Tobago. Em cada país deverá atracar em um porto e realizar atendimentos médicos. “Estamos empenhados em encontrar maneiras de apoiar o povo venezuelano e nossos parceiros regionais que compartilham o objetivo de ver um governo legítimo e democrático restabretido na Venezuela”, disse o Almirante Craig Faller.

Essa será a sétima missão do navio na região. De outubro a dezembro de 2018, o Comfort completou sua sexta turnê na área. Em 11 semanas no Equador, Peru, Colômbia e Honduras, atendeu mais de 26.700 pacientes, incluindo 599 cirurgias a bordo.

O navio de 272 metros de comprimento e 70 mil toneladas de deslocamento tem uma tripulação de 258 membros, porém leva mais de 950 profissionais da área médica. A bordo há mais de mil leitos para atender pacientes, incluindo oitenta vagas de UTI. É possível realizar doze cirurgias simultaneamente. Na parte aeronáutica, um convés de voo pode receber aeronaves do porte do CH-53 e UH-60.

Foto: US Navy

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Sobre o autor

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

PROMOÇÃO ASAS

PROMOÇÃO ASAS

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho