AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

FAB testa contramedidas do KC-390 Millennium

Foto: Sargento Bianca Viol

A Força Aérea Brasileira realizou três ensaios de lançamento de chaff e flare com a aeronave KC-390 Millennium. Os testes aconteceram no fim de outubro a aproximadamente 40 km do litoral do Rio Grande do Sul e envolveram o único KC-390 recebido até agora: 28 foram encomendados. Um segundo deve ser adicionado à frota ainda em 2019.

Foram dois lançamentos com carga parcial e um com carga total. “O objetivo do ensaio foi realizar todas as manobras nos limites do ‘envelope’ da aeronave para garantir que, em termos de segurança, o avião possa empregar todos os chaffs e flares da melhor maneira possível”, explica o Tenente Engenheiro Rafael Macedo Trindade, do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).

Segundo o Gerente Operacional do Projeto KC-390 Millennium no Comando de Preparo (COMPREP), Major Reinaldo Alves da Silva, chaff e flare são contramedidas defensivas essenciais a uma aeronave militar. “O KC-390 é uma aeronave multimissão e, em algum momento, podemos ter que entrar em território inimigo. Então, esse sistema autônomo de defesa é utilizado para despistar armamentos, radares e outras aeronaves”, ressalta o Major.

Assista ao vídeo divulgado pela Força Aérea Brasileira:

Assine Asas!

Anunciantes

KADEX 2020