AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Flankers chineses já teriam mísseis com 200 km de alcance

Imagens da TV chinesa mostraram os caças J-11B com novos radomes brancos no lugar dos escuros

Imagens da TV estatal chinesa CCTV geraram especulações sobre um possível novo radar para os caças Shenyang J-11B. Desenvolvidos a a partir dos Su-27 Flanker russos, os J-11B foram construídos com um radar doppler com antena de movimento mecânico. Porém, as imagens divulgadas revelam um novo radome nas aeronaves, o que indica uma mudança, possivelmente para um equipamento do tipo AESA – Active electronically scanned array.

De acordo com o jornal chinês Global Times, também estatal, os caças receberam um novo radar capaz de “aumentar significativamente” a capacidade de defesa. A principal novidade seria a possibilidade de usar os mísseis PL-15, com alcance supostamente superior a 200 km. É a mesma arma a ser utilizada pelos caças J-10C, J-16 e J-20.

O PL-15 conta, ele mesmo, com um radar AESA para a sua guiagem. É equipamento também com um motor-foguete para levá-lo a até Mach 5. O míssil entrou em serviço em 2016. O PL-15 pode ter, inclusive, encurtado os planos dos Estados Unidos para o AiM-120 AMRAAM, acelerando os planos para novos modelos, mais avançados, capazes de fazer frente ao míssil chinês.

Para operar o PL-15, analistas ocidentais apontaram o KLJ-7A como o possível radar instalado nos J-11B. Trata-se da mais nova versão do equipamento desenvolvido para o caça sino-paquistanês JF-17 Thunder, tendo como principal novidade ser do tipo AESA. O KLJ-7A foi desenvolvido pelo China Electronics Technology Company’s (CETC’s) e estava previsto para equipar a versão Block 3 do JF-17.

Até agora, o caça sino-paquistanês não entrou em serviço na China, estando operacional apenas no Paquistão, que luta para exportá-lo.

Leia também:

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

NOVA EDIÇÃO – REVISTA ASAS!!!

NOVA EDIÇÃO – REVISTA ASAS!!!

PROMOÇÃO DE FIM DE ANO

PROMOÇÃO DE FIM DE ANO

PROMOÇÃO ASAS

PROMOÇÃO ASAS

LANÇAMENTO!

LANÇAMENTO!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho