AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Guatemala não poderá comprar aviões da Argentina

Fabricados na Argentina, os jatos subsônicos Pampa ainda não foram exportados

A Contraloría General de Cuentas (CGC) do governo da Guatemala poderá denunciar os servidores que estejam envolvidos em uma eventual compra de dois jatos IA-63 Pampa, fabricados na Argentina, como noticiado por alguns veículos de comunicação na semana passada. A CGC emitiu uma recomendação para que o ministro da defesa, Luis Miguel Ralda, desista imediatamente da compra.

De acordo com César Elías, subcontrolador de gasto público, um eventual contrato só poderá ser assinado após um processo de licitação pública internacional, conforme previsto na legislação local. Assim, os IA-63 Pampa precisarão passar por um processo de escolha com a participação de outros concorrentes.

Esse foi o segundo alerta da Contraloría General de Cuentas (CGC) ao Ministério da Defesa do país. Caso ainda assim seja assinado um contrato, é possível que os envolvidos sejam denunciados ao Ministério Público daquele país.

O próprio presidente da Argentina, Maurício Macri, apresentou o Pampa ao seu colega da Guatemala

De acordo com a imprensa local, o contrato está estimado em 28 milhões de dólares para a Fábrica Argentina de Aviones (FadeA). O objetivo seria coibir os voos de aeronaves do tráfico no espaço aéreo do país. O anúncio foi feito no dia 3 de julho pelo presidente da Guatemala, Jimmy Morales, durante visita à Argentina.

Outra polêmica é que o presidente Morales tomou a decisão a seis meses do fim do mandato, o que poderá deixar as contas para o próximo presidente. Até o momento, o Ministério da Defesa também não explicou a origem dos recursos para a aquisição.

Ainda sem exportações da aeronave e em crise econômica, a Argentina se esforça para vender a aeronave.

Conheça as páginas da revista ASAS no Facebook e no Instagram e acompanhe diariamente notícias sobre Aviação!

Nova edição da ASAS!!!

Nova edição da ASAS!!!

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho