AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

KC-390 Zeus?! A FAB não confirma

Embraer KC-390

Questionado pela equipe da Revista ASAS, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica não confirma que o KC-390 será batizado com o nome “Zeus”. A informação divulgada em alguns sites e redes sociais, portanto, não é concreta,

É possível que a ideia seja proveniente de uma pequena confusão: “Zeus” é o nome dado à ordem de pilotos do 1º Grupo de Transporte de Tropa, primeira unidade a operar o KC-390. Por esse motivo, o nome “Zeus” está presente em “bolachas” utilizadas por militares do 1º GTT.

Porém, quando outro esquadrão da FAB vier a utilizar o KC-390, o nome “Zeus” não estará no uniforme dos pilotos.

Não se trata, portanto, de nenhuma nomeclatura oficial da aeronave, nem por parte da Força Aérea Brasileira, nem por parte da Embraer.

Vale lembrar, contudo, que determinados nomes não oficiais acabam sendo bastante utilizados no dia a dia.

Um exemplo curioso é o Airbus C295, designado na Força Aérea Brasileira como C-105 Amazonas. O nome simplesmente “não pegou”: a maioria dos militares da FAB se refere à aeronave como CASA, sigla para Construcciones Aeronáuticas S.A., a empresa espanhola que desenvolveu o C295 e que posteriormente foi incorporada ao grupo Airbus.

Internacionalmente, se destaca o F-16. Ainda que seu nome seja “Fighting Falcon”, o mais comum é vê-lo ser chamado de “Viper”.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Sobre o autor

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

PROMOÇÃO ASAS

PROMOÇÃO ASAS

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho