AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA ESPAÇO

Maior avião do mundo não levará passageiros

O posto de “maior avião do mundo” tem um novo dono, mas isso não deve significar nada para quem planeja as próximas férias. Tendo voado pela primeira vez no último sábado (13 de abril), o Stratolaunch tem 117 metros entre as pontas das asas, sendo maior que o comprimento de um campo de futebol. Mas as duas fuselagens de 73 metros de comprimento não têm assentos para passageiros. Na realidade, uma curiosidade: a fuselagem da direita é vazia, sequer sendo pressurizada, e a da esquerda tem apenas três assentos: para o piloto, o co-piloto e o engenheiro de voo.

Como o nome indica, o Stratolauncher tem uma missão bem específica. Ele é um lançador: um foguete Pegauss II ou uma nave tripulada Dream Chaser deverão voar na parte central do Stratolauncher a até 11 km de altura, onde a carga se desprender e iniciar seu voo até o espaço. A vantagem desse tipo de lançamento é que o Pegasus II, projetado para lançar satélites de até 6,1 toneladas, ou a Dream Chaser, que deverá levar até sete astronautas, não vão precisar gastar combustível para sair das camadas mais espessas da atmosfera terrestre.

Concepção artística do Stratolaunch pronto para lançar um foguete

É por isso que o Stratolauncher é grande: para levar uma carga de grandes dimensões e, também, muito pesada. Os seis motores Pratt & Whitney PW4056 de 56.750 lbf de empuxo cada um, poder fazer o avião alcançar 853 km/h, mas outro número importa mais: poder levar 250 toneladas de carga. Para suportar tudo isso ainda no solo, o Stratolauncher tem quatro conjuntos de trem de pouso, totalizando 28 rodas. A decolagem exige 3.700 metros para operar.

Maior avião de passageiros vai dar adeus

Para meros mortais que voam como passageiros, o maior avião do mundo “continua” a ser o Airbus A380. Nele, o que não falta é cadeira: é possível levar até 853 passageiros, ainda que a maioria das companhias utilize configurações com menos gente, dando grande espaço às caríssimas cabines da primeira classe. É o caso da Emirates, que voa entre São Paulo e Dubai.

O A380 pode não ser o maior do mundo, mas ainda é a aeronave de passageiros com maiores dimensões

Air France, All Nippon Airways, Asiana Airlines, British Airways, China Southern Airlines, Etihad Airways, Korean Air, Lufthansa, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways, Singapore Airlines e Thai Airways International também já receberam o A380. A Airbus já informou que em 2021 irá encerrar a linha de montagem, mas ainda será possível voar de A380 por vários anos.

Conheça as páginas da revista ASAS no Facebook e no Instagram e acompanhe diariamente notícias sobre Aviação!

Nova edição da ASAS!!!

Nova edição da ASAS!!!

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho