AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA VAI VIAJAR?

Medo de avião?! Conheça 5 modelos que nunca caíram

O levantamento foi feito pela Boeing, que analisou acidentes aeronáuticos entre 1959 e 2017

Quando um avião cai, ele logo fica famoso. São notícias por todo o mundo contando a tragédia fazendo a gente pensar naquele nome sem parar. Quem aí não se lembra do Fokker 100 ou, agora, do 737 Max?!

Por outro lado, quem não cai, não aparece na TV. E, então, afinal, quais são os aviões que não tem nenhuma grande tragédia no currículo?

Há vários! Alguns, claro, porque têm poucas unidades operacionais no mundo. Porém, na lista adiante, trazemos cinco tipos operados por grandes companhias aéreas e que até agora não sofreram nenhum acidente fatal.

Confira:

Boeing 717

É o menos conhecido dos jatos da Boeing. Derivado do antigo DC-9 e que originalmente seria comercializado como MD-95, o avião ganhou a alcunha de Boeing 717 quando a McDonnell Douglas foi incorporada ao grupo. O primeiro voo aconteceu em 2 de setembro de 1998 e, de lá pra cá, nada de acidentes fatais. Porém, não é tão fácil voar no 717: apenas 156 deles foram construídos, e a linha de montagem fechou em 2006. O principal usuário é a Delta Airlines. Também dá para voar com as cores da Hawaiian Airlines.

Airbus A380

Maior aeronave para voos comerciais de passageiros no mundo, podendo levar até 853 pessoas em um único voo, o A380 também tem a marca de nunca ter se envolvido em um acidente com vítimas. Utilizado em rotas intercontinentais de grande demanda de passageiros, ou de longo alcance, como entre Dubai e Auckland (14.200 km!), o A380 acabou não tendo o sucesso esperado: só foram feitas 290 encomendas e a Airbus anunciou que irá encerrar a linha de montagem. O primeiro voo aconteceu em 27 de abril de 2005 e quem quiser voá-lo pode procurar a Singapore Airlines, Emirantes, Qantas, Air France, Lufthansa, Korean Air, Etihad e British Airways, entre outras companhias.

Boeing 787

O primeiro voo do 787 foi 15 de dezembro de 2009, o suficiente para hoje já haver cerca de 800 deles voando pelo mundo. Ainda que com histórico de vazamentos de combustível, problemas nas baterias e até uma quebra do trem de pouso ainda em solo, o Boeing 787 está no hall de aviões sem acidentes com vítimas fatais. Para voar, você precisa ter bilhetes da American Airlines, United Airlines, Air Canada, Aeroméxico, All Nipon Airways, KLM ou da LATAM Chile, entre outras empresas.

Airbus A340

Esse aqui sequer é uma novidade na aviação. O quadrimotor Airbus A340 voou pela primeira em 25 de outubro de 1991 e até 10 de novembro de 2011 foram produzidas 380 aeronaves. Em 2 de agosto de 2005, uma aeronave da Air France saiu da pista durante uma tempestade: 43 pessoas ficaram feridas, 12 em estado grave, mas todas voltaram para casa depois. Lufthansa, South African Airways e Iberia estão entre as companhias que ainda voam o A340.

Bombardier CRJ700/900/1000

A arqui-rival da Embraer pode se orgulhar da sua família de jatos regionais nunca ter se envolvido em acidentes fatais. As quase 850 aeronaves em operação ao redor do mundo fizeram tanto sucesso que a companhia acabou embarcando em uma parceria com a Airbus, e seus novos modelos são agora designados Airbus A220.

Também dá pra voar tranquilo…

O levantamento foi feito pela Boeing, que analisou acidentes aeronáuticos entre 1959 e 2017. Além de identificar os aviões que passaram incólumes das grandes tragédias, foi possível também ver quais têm índices baixos de acidente.

O Boeing 757 registrou apenas 0,2 acidentes por cada milhão de decolagens. Em seguida, vem a família Airbus A320, com índice de 0,21. Em terceiro lugar, aparece o Embraer 170, com 0,24 acidentes a cada um milhão de decolagens.

Vale lembrar que a aviação mundial tem atualmente índices baixíssimos de acidentes. Entidades reguladoras como a ANAC têm regras bastante rígidas para as companhias aéreas e todas precisam cumprir uma série de pré-requisitos para a operação. Então, mesmo que você não esteja a bordo de um dos modelos citados aqui, afivele seu cinto e aproveite a viagem com tranquilidade.

Conheça as páginas da revista ASAS no Facebook e no Instagram e acompanhe diariamente notícias sobre Aviação!

Nova edição da ASAS!!!

Nova edição da ASAS!!!

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho