AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

MiG-29 renasce na Coreia do Norte

Praticamente todas as notícias oficiais da Coreia do Norte destacam o ditador Kim Jong-un, e não o assunto em si

O colapso da União Soviética representou uma crise para a Força Aérea da Coreia do Norte, que não consegue adquirir aeronaves militares de outros fornecedores internacionais. Porém, há indícios de que a ditadura de Kim Jong-un não só reforçou sua frota de caças MiG-29 Fulcrum como também realizou um processo de modernização, com ajuda da Rússia.

De acordo com o analista militar Abraham Ait, em artigo publicado na respeitada revista The Diplomat, apesar de o primeiro MiG-29 ter sido recebido na Coreia do Norte já em outubro de 1986, perto do ocaso da URSS, o país agrário desenvolveu a capacidade de fabricar essas aeronaves. Duas a três unidades teriam sido fabricadas ao ano, e atualmente haveria uma força de pelo menos 35 caças MiG-29, podendo ser muito maior.

A versão fabricada na Coreia do Norte já seria mais sofisticada que a vista em outros países, como o Iraque. Porém, nos últimos anos, a capacidade foi reforçada com a entrega de mísseis R-77 e R-27 das versões mais modernas. Novos sensores e aviônicos também teriam sido repassados.

A Coreia do Norte também contaria com caças MiG-23, jatos de ataque Su-25 e o sistema de defesa antiaérea KN-06, basicamente uma versão local do S-300. O plano atual seria partir para a aquisição de jatos multifuncionais Su-35.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Sobre o autor

Redação

Comentários

Clique aqui para comentar

  • Ainda bem que a Rússia ajudou a CN na modernização do seu efectivo aéreo, e o mesmo deve ser feito em outros países que lutam contra o terrorismo internacional, representado pelos EUA. Não é uma tarefa fácil esta luta, porque o terrorismo é praticado por uma das nações mais fortes do planeta, os EUA.

Nova edição da ASAS!

Nova edição da ASAS!

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho