EVENTOS

Musal se destaca com show aéreo

Foto: Bruno Cilento

Um museu é muito mais que um espaço para exposições estáticas. É isso o que o Museu Aeroespacial (Musal) tem demonstrado nos seus eventos.

Em maio, o público que esteve no Musal nos dias 18 e 19 puderam conferir desde o sobrevoo de um caça A-4 Skyhawk da Marinha do Brasil e shows aéreos da esquadrilha Céu até apresentação de banda militar. A programação teve foco nas aeronaves, o que não quer dizer que o Musal receba atrações como o “Baby Shark”, oficina de slime e origami.

Foto: Bruno Cilento

O fim de semana especial fez parte da 17ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Nos hangares do museu foram distribuidas diversas atividades e, por mais espaçoso que seja, todo o local ficou cheio no dia chuvoso. Um dos hangares foi completamente dedicado ao SESC, que transformou o espaço num centro de diversão e entretenimento, com atividades que iam desde pula pula, cama elastica e rapel, à oficinas de slime, origami, instrumentos musicais reciclados, escovação de dentes e muitos espaços voltados à tecnologia, games, robótica, estandes com instruções sobre o meio ambiente e ainda promoveu várias gincanas no decorrer do dia.

Foto: Bruno Cilento

Sempre que a chuva dava uma trégua, os Áses da ACA – Associação Carioca de Aeromodelismo e seus convidados puxavam as pessoas para assistirem shows de acrobacia e dominio de seus aeromodelos em escala. Nos intervalos, quem roubava a cena era o lendário P-47 D Thunderbolt, que ao ser acionado juntava uma multidão ao seu redor.

O sábado fechou com a apresentação da Banda Militar da Base Aérea dos Afonsos. Todas as atividades foram gratuitas.

Foto: Bruno Cilento

No domingo, com o tempo bom, as atividades aéreas foram retomadas e, além da ACA, foi a vez da Esquadrilha Céu chegar de surpresa, fazendo com que todos se juntassem no pátio. Também teve salto de paraquedismo com o grupo de elite Falcões, da Força Aérea Brasileira, sobrevoo de Parapentes motorizados, mais giro do P-47, aeromodelismo, aeronaves abertas à visitação, baby shark, apresentação de cães da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, muitas atividades no Espaço SESC, apresentação da Banda Kenzzy, diversos estandes para visitação e as surpresas da tarde.

Ao final da apresentação da Esquadrilha Céu, o locutor do evento anunciou que um A-4 Skyhawk, caça da Marinha Brasileira havia acabado de decolar e faria passagens sobre o Campo dos Afonsos, levando todos ao delírio. Logo após, foi a vez dos pilotos da TOPFLY escola de aviação decolar com o Seneca da instituição e realizar diversas passagens baixas, mostrando o nível de pericia de seus profissionais, decolando logo depois com um Cessna.

Foto: Bruno Cilento

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Sobre o autor

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Nova edição da ASAS!

Nova edição da ASAS!

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho