ARTE, CULTURA & LAZER

Museu Aeroespacial, 44 anos

Da Redação

 Faz aniversário hoje, 31 de julho, a mais importante instituição museológica de aviação de nosso país – e uma das mais relevantes (sem exagero) da América Latina!

Trata-se do nosso Museu Aeroespecial, o Musal, localizado no lendário Campo dos Afonsos, o berço da aviação militar brasileira, no Rio de Janeiro (RJ). Com uma área de mais de 20 mil m², o Musal tem aplicado um processo constante de melhoria e modernização de suas instalações, oferecendo um espaço cada vez mais interativo, moderno e dinâmico aos seus visitantes. E isto não se tem dado somente com a incorporação de novas aeronaves para o acervo, mas na criação de novas salas e espaços temáticos, onde as informações são repassadas de forma lúdica, enquanto os visitantes passeiam pelas instalações do museu. Dois exemplos perfeitos disso são as salas FAB na Guerra e Bartolomeu de Gusmão, onde ambos os espaços são equipados com sistema integrado de áudio e vídeo, elementos de cenografia, totens eletrônicos interativos, sistema de iluminação de última geração e outros recursos que equiparam o Musal com os melhores museus de aviação no mundo.

Criado em 31 de julho e aberto ao público em 18 de outubro de 1976, o museu recebe, anualmente, a visita de cerca de 80 mil pessoas (incluindo cerca de 15 mil crianças, de uma média de 400 escolas visitantes, a maioria da rede pública). No momento, sua coleção soma mais de 100 aviões históricos em exposição, indo desde os primórdios, como um Caudron G3, de 1916, até os caças supersônicos Dassault Mirage III (1961), Aeritalia (Lockheed) F-104S Starfighter (1969), Sepecat GR.1 Jaguar (1975). Muitas das aeronaves são exemplares únicos (como o Fw-58 Weihe) ou que só ali podem ser vistos nas cores em que operaram em nosso país; e além disso, o museu possui uma biblioteca formada por mais de cinco mil títulos, entre livros, publicações e revistas, além de congregar centenas de itens que ajudam a contar a história da aviação, como capacetes, uniformes de voo, artigos de uso pessoal, miras, armamentos, radares, simuladores, motores, documentos em geral motores, entre outros.

E o visitante conta com uma equipe que inclui não apenas museólogos, bibliotecários e arquivistas, mas também monitores, pedagogos e relações públicas, todos prontos a enriquecer ainda mais a experiência única da visita!

Amparando tal valorosa instituição, ligada ao Comando da Aeronáutica, existe a Associação dos Amigos do Museu Aeroespacial (AMAERO), fundada em 28 de agosto de 2002, tem ajudado muito o Musal a captar recursos para a realização de novos eventos, projetos, reformas e a fazer a manutenção das aeronaves e objetos em exposição.

 

SERVIÇO:

Visitas Guiadas: Agende seu grupo através dos telefones 21572895 e 21572899 ramais 2170, 2125 e 2126, no mês que antecede sua visita.

Site: http://www2.fab.mil.br/musal/

Como Chegar: http://www2.fab.mil.br/musal/index.php/mapa-chegar

Entrada Franca com Estacionamento Interno

Horários de Funcionamento:

Terça a Sexta-feira: de 9h as 15h.

Sábados, Domingos e Feriados: de 9:30h as 16:00h

Dias Fechado:

24, 25 e 31 de dezembro, 1º de janeiro e todas as segundas-feiras

Endereço:
Av. Marechal Fontenelle, 2000. SULACAP

Rio de Janeiro, RJ. 21740-000

Telefones:
Tels: +55 0XX 21 2157-2899 / -2895

 

Como chegar

A partir do centro do Rio de Janeiro:

De carro, seguir pela Av. Brasil até a saída 25; entrar na Vila Militar e seguir placas indicativas do Museu Aeroespacial.

De ônibus, utilize a linha 300 (Praça XV-Sulacap), passa a 200 metros da entrada do Museu.

Da Zona Sul / Barra da Tijuca:

De carro, siga pela Avenida das Américas, entre na Avenida Ayrton Senna e siga as placas indicativas do Museu.

De ônibus, utilize a linha 754 (Sulacap), partindo do ponto no Barra Shopping.

Sobre o autor

Redação

Um comentário

Clique aqui para comentar

  • É a minha segunda casa aqui no RJ. Pena estar muito distante do Centro mas , vale muito a pena conhecer. Sugiro ir logo pela manhã pois, se vc for detalhista como eu, vai passar maravilhosas 3 horas lá dentro!!

Produtos

Carrinho

Últimas notícias

Parceiro