Início » O adeus ao “Imigrante de Aviação”
ARTE, CULTURA & LAZER AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

O adeus ao “Imigrante de Aviação”

Compartilhe essa notícia!

O nome é estrangeiro, mas, sem nenhuma dúvida, esse homem fez a Bandeira do Brasil tremular mais altiva. Jospeh Kovács se despediu do mundo neste domingo, deixando um legado de inovação, inteligência e desenvolvimento nacional.

De suas mãos saíram desenhos do T-25 Universal e T-27 Tucano, usados até hoje no treinamento dos aviadores da Força Aérea Brasileira. Ao todo, foram quase 60 aviões e planadores projetados, incluindo os aviões acrobáticos K-51 e K-55. Outro projeto utilizado pela FAB foi o U-42 Regente. Mais recentemente, se dedicou ao T-Xc Sovi e o B-250, ambos da Novaer.

B250 da Novaer. Qualquer semelhança com o Tucano não é mera coincidência

Jospeh Kovács se definia como “imigrante de aviação”. Isso porque tudo o que queria era pode trabalhar com sua paixão. Por sorte, foi aqui no Brasil.

Em 1948, o jovem de 23 anos havia concluído o curso de engenharia mecânica na Escola Técnica Superior do Reino Húngaro. Mas a opressão naquele país, que havia estado ao lado dos alemães na Segunda Guerra e naquele momento estava sob domínio soviético, era tão grande que Kovács sequer podia pilotar planadores.

Montagem do primeiro protótipo do EMB312 Tucano

Fugiu. Na Áustria, alistou-se na Legião Estrangeira Francesa, que serviria de passaporte para seu verdadeiro destino: em 14 de dezembro, desembarcou no Rio de Janeiro em pleno verão carioca. O nome Kovács József Gábor tinha que ser mudado por aqui: virou Jospeh Kovács. Para alguns, Zé Kovács.

Primeiro, trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Ainda na década de 50, mudou-se para São José dos Campos (SP), onde Casemiro Montenegro havia criado o CTA. Nas décadas seguintes, passou pela Neiva e pela Embraer. Também acumulou 4.500 horas de voo como piloto.

Sereno, fez seu último voo.

O Tucano fez sucesso, mas Kovács não escondia a paixão pelo Universal

Assista a Jospeh Kovács falando sobre o desenvolvimento do Tucano

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

NOVA EDIÇÃO – REVISTA ASAS!!!

NOVA EDIÇÃO – REVISTA ASAS!!!

PROMOÇÃO DE FIM DE ANO

PROMOÇÃO DE FIM DE ANO

PROMOÇÃO ASAS

PROMOÇÃO ASAS

LANÇAMENTO!

LANÇAMENTO!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho