ARTE, CULTURA & LAZER

O Museu Aeroespacial completa 45 anos

O Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro comemora nesta terça feira, 31/07, 45 anos de sua idealização.

Sediado no lendário Campo dos Afonsos, zona norte do Rio, o museu abriga um valioso acervo que conta a história da nossa aviação desde seus primórdios.

A ideia inicial de se construir um museu de aviação no Brasil surgiu em 1943 por determinação do então Ministro da Aeronáutica, Salgado Filho, mas devido à indisponibilidade de local para isso, o projeto acabou sendo interrompido algumas vezes.

Somente a partir de 31 de julho de 1973, através do Decreto nº 72.553, o Presidente da República Emílio Garrastazu Médici cria o Núcleo do Museu Aeroespacial, atendendo a pedidos do Ministro da Aeronáutica Tem. Brig. do AR, Araripe Macedo.

O local escolhido… O Campo dos Afonsos, por já ter toda a estrutura de hangares disponível para abrigar o acervo e também por sua representatividade histórica, cominando perfeitamente com a finalidade proposta.

Em 1974, deu-se início às obras de restauração do prédio principal e dos hangares, onde abrigada a antiga “Divisão de Instrução de Voo” da Escola de Aeronáutica e as pesquisas e coletas de acervo e restauração das aeronaves.

O MUSAL foi inaugurado oficialmente em 18 de outubro de 1976 e hoje, 45 anos após a idealização, conta com um acervo de mais de 100 aeronaves, algumas únicas no mundo e que contam a história da evolução aeronáutica brasileira e tecnológica mundial, além de documentos históricos e peças raras como objetos pessoais de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação e até mesmo o coração do inventor, preservado. É possível ver também o grande Electra, avião quadrimotor usado pela Varig, uma réplica exata do 14 BIS e o imponente 0-47 Thunderbolt, que voou na Segunda Guerra Mundial com os heróis do Senta a Pua, salas temáticas, entre elas a da Esquadrilha da Fumaça com o T-6 pilotado pelo grande Coronel Braga e muito mais.

O MUSAL vale a visita e todos os que o visitam ficam impressionados de como nossa Força Aérea tem belas histórias para contar. Histórias de luta e bravura pelo mundo à fora e que enaltecem ainda mais o espirito brasileiro que habita em cada um de nós.

Assim como Santos Dumont, o Museu Aeroespacial é motivo de orgulho para nós e para todos os que diariamente trabalham na instituição MUSAL, afim de preservar a história das gerações passadas para que as gerações futuras tenham com que se orgulhar.

Parabéns MUSAL, a cada homem e mulher, militar ou civil, que fazem a história acontecer e a torna disponível para ser contada e vivida naqueles corredores, entre aquelas paredes e dentro de cada hangar.

Sobre o autor

Claudio "Lontra" Lucchesi

Editor da Revista Asas

Comente

Clique aqui para comentar

VI ENCONTRO DA CULTURA AEROESPACIAL

VI ENCONTRO DA CULTURA AEROESPACIAL

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Produtos

Carrinho