ARTE, CULTURA & LAZER

O Museu Aeroespacial completa 45 anos

O Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro comemora nesta terça feira, 31/07, 45 anos de sua idealização.

Sediado no lendário Campo dos Afonsos, zona norte do Rio, o museu abriga um valioso acervo que conta a história da nossa aviação desde seus primórdios.

A ideia inicial de se construir um museu de aviação no Brasil surgiu em 1943 por determinação do então Ministro da Aeronáutica, Salgado Filho, mas devido à indisponibilidade de local para isso, o projeto acabou sendo interrompido algumas vezes.

Somente a partir de 31 de julho de 1973, através do Decreto nº 72.553, o Presidente da República Emílio Garrastazu Médici cria o Núcleo do Museu Aeroespacial, atendendo a pedidos do Ministro da Aeronáutica Tem. Brig. do AR, Araripe Macedo.

O local escolhido… O Campo dos Afonsos, por já ter toda a estrutura de hangares disponível para abrigar o acervo e também por sua representatividade histórica, cominando perfeitamente com a finalidade proposta.

Em 1974, deu-se início às obras de restauração do prédio principal e dos hangares, onde abrigada a antiga “Divisão de Instrução de Voo” da Escola de Aeronáutica e as pesquisas e coletas de acervo e restauração das aeronaves.

O MUSAL foi inaugurado oficialmente em 18 de outubro de 1976 e hoje, 45 anos após a idealização, conta com um acervo de mais de 100 aeronaves, algumas únicas no mundo e que contam a história da evolução aeronáutica brasileira e tecnológica mundial, além de documentos históricos e peças raras como objetos pessoais de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação e até mesmo o coração do inventor, preservado. É possível ver também o grande Electra, avião quadrimotor usado pela Varig, uma réplica exata do 14 BIS e o imponente 0-47 Thunderbolt, que voou na Segunda Guerra Mundial com os heróis do Senta a Pua, salas temáticas, entre elas a da Esquadrilha da Fumaça com o T-6 pilotado pelo grande Coronel Braga e muito mais.

O MUSAL vale a visita e todos os que o visitam ficam impressionados de como nossa Força Aérea tem belas histórias para contar. Histórias de luta e bravura pelo mundo à fora e que enaltecem ainda mais o espirito brasileiro que habita em cada um de nós.

Assim como Santos Dumont, o Museu Aeroespacial é motivo de orgulho para nós e para todos os que diariamente trabalham na instituição MUSAL, afim de preservar a história das gerações passadas para que as gerações futuras tenham com que se orgulhar.

Parabéns MUSAL, a cada homem e mulher, militar ou civil, que fazem a história acontecer e a torna disponível para ser contada e vivida naqueles corredores, entre aquelas paredes e dentro de cada hangar.

5º FÓRUM ASAS

5º FÓRUM ASAS

SAAB

SAAB

Labace 2018

Labace 2018

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Produtos

Carrinho