AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

OTAN comemora 10 anos da frota de C-17

Capaz de levar até 77 toneladas de carga, o C-17 se destaca pela manobrabilidade e capacidade de pousar em pistas sem asfalto

Há 10 anos, a OTAN iniciou o projeto de compartilhamento de aeronaves de transporte estratégico C-17 Globemaster. Doze países, Bulgária, Eslovênia, Estônia, Estados Unidos, Holanda, Hungria, Lituânia, Noruega, Polônia, Romênia, Finlândia e Suécia, sendo que os dois últimos são parceiros da OTAN e não membros efetivos, adquiriram e operam conjuntamente três aeronaves C-17.

As três aeronaves têm como casa a Base Aérea de Pápa, na Hungria, a cerca de 130 km de Budapeste. A partir de lá, cumprem missões de interesse dos países envolvidos no programa NATO’s Strategic Airlift Capability (SAC), com divisão de custos.

A OTAN também tem programas de compartilhamento de aeronaves E-3 e, em breve, A330MRTT

Ao longo dos dez anos, mais de 2.500 missões foram voadas em operações ao redor do mundo, levando mais de 79 mil toneladas de carga e 130 mil passageiros. Destacam-se o apoio às operações militares no Afeganistão, Kosovo e Líbia, além das missões humanitárias no Haiti e Paquistão.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Promoção Relâmpago

Promoção Relâmpago

PROMOÇÃO ASAS

PROMOÇÃO ASAS

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho