AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

País compra caças em segredo

A europeia Leonardo está em festa: pela primeira vez, a versão de combate do jato M346 foi comercializada. A encomenda envolve seis aeronaves que constituiriam um lote inicial a ser futuramente complementado por mais vendas. Porém, a empresa não confirmou qual país seria o cliente.

Uma possibilidade é Argentina. É pública a informação de que o país estaria negociando com a Leonardo a aquisição desses jatos de combate, uma opção de baixo custo para efetivamente reativar a aviação de caça argentina, atualmente restrita os já antigos A-4AR Fightinghawk e IA-63 Pampa.

Porém, isso seria contraditório com a notícia já divulgada de que a Argentina teria fechado a compra de caças FA-50 Fighting Eagle da Coreia do Sul. Os coreanos, inclusive, teriam oferecido condições de pagamento vantajosas. O governo de Maurício Macri também não tem sido comedido nas divulgações a respeito de compras militares, o que incluiu notícias sobre disputa da Força Aérea e da Marinha para receber jatos de ataque Super Étendart adquiridos de segunda mão da França.

Há outra possibilidade: o Turcomenistão, ex-república soviética que faz fronteira com com o Cazaquistão, Uzbequistão, Afeganistão e Irã. A força aérea local tem caças MiG-29 e Su-25 remanescentes da URSS, porém com tecnologias ultrapassadas. Ainda que tenha um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado, o país não tem tido recursos para suas forças armadas e está localizado em uma região de crescente tensão.

O M-346 Master foi desenvolvido pela Alenia Aermacchi (atualmente parte do grupo Leonardo) em parceria com a Yakovlev, que atualmente comercializa um jato semelhante, o Yak-130. Com dois motores leves Honeywell F124-GA-200, o M-346 é usualmente subsônico, podendo ultrapassar a velocidade do som em mergulho.

Iraque (30 unidades), Itália (18 unidades), Polônia (12) e Cingapura (12) são usuários da versão de treinamento avançado. Já o M-346FA (de “Fighter Attack”), pela primeira vez comercializado, tem um radar multifuncional Grifo-346, mira montada no capacete (HMD) e sete cabides nas asas e na fuselagem para levar até duas toneladas de armamentos, incluindo mísseis ar-ar e bombas inteligentes.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Nova edição da ASAS!

Nova edição da ASAS!

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho