AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Pay Load: tiros, NVG e avião-radar em operação no Goiás

Com tecnologia, o Super Tucano pode cumprir missões missões à noite. Na foto do Sargento Johnson Barros, um piloto se prepara para decolar ao anoitecer

Quatro carros, um avião Beechcraft 95-E55 Baron, armas e 464 kg de pasta base de cocaína apreendidos, dois homens presos em flagrante por tráfico de drogas e três suspeitos mortos. É esse o saldo da operação Pay Load, da Políca Federal, que desarticulou uma célula criminosa especializada em tráfico internacional de drogas com apoio da Polícia Militar do Estado de Goiás e da Força Aérea Brasileira foi utilizado. Um avião-radar E-99 e caças A-29 Super Tucano participaram da ação, ocorrida na noite desta quarta-feira (15 de maio).

A Polícia Federal já investigava a quadrilha que trazia ao Brasil pasta base de cocaína produzida na Bolívia. O método dos criminosos era voar em território brasileiro sem plano de voo e a baixa altitude, mas dessa vez um avião-radar E-99 estava na área para acompanhar o voo da aeronave com matrícula PT-JLE. Confirmado o voo até então classificado como tráfego aéreo suspeito, dois caças A-29 fizeram a interceptação, mas o Beechcraft pousou em uma pista na zona rural de Gouvelândia (GO), próximo à fronteira com o estado de São Paulo.

A principal vantagem do uso de um avião-radar como o E-99 é poder detectar aeronaves em voo a baixíssima altura Foto: Capitão Enilton / Força Aérea Brasileira

De acordo com informações divulgadas pela Agência Brasil, em solo, os dois ocupantes da aeronave encontraram três homens para descarregar a droga. Policiais federais e militares da polícia de Goiás fizeram a abordagem e houve troca de tiros. Três suspeitos morreram. Outros dois decolaram mais uma vez com aeronave.

Assim que decolou, a aeronave foi mais uma vez interceptada por uma dupla de A-29 Super Tucano da FAB. Os pilotos utilizavam óculos de visão noturna (NVG) e o FLIR (em inglês, Forward Looking Infra-Red) para conduzir a interceptação noturna e, realizadas as medidas de policiamento do espaço aéreo, forçaram a aeronave a pousar em Rio Verde (GO). Lá, os dois homens foram presos e encaminhados à sede da Polícia Federal em Goiânia.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Sobre o autor

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO – REVISTA ASAS!!!

NOVA EDIÇÃO – REVISTA ASAS!!!

PROMOÇÃO DE FIM DE ANO

PROMOÇÃO DE FIM DE ANO

PROMOÇÃO ASAS

PROMOÇÃO ASAS

LANÇAMENTO!

LANÇAMENTO!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho