AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Primeiro A350 XWB Ultra Long Range faz rollout

Primeiro A350 XWB Ultra Long Range na linha de montagem final em Toulouse

A primeira versão Ultra Long Range do A350 XWB saiu da linha de montagem final da Airbus em Toulouse. A última variante da Família sucesso de vendas A350 XWB poderá voar mais longe do que qualquer outro avião comercial e entrará em serviço com a Singapore Airlines, o operador de lançamento, no final deste ano.

Ao todo, a Singapore Airlines encomendou sete aeronaves A350-900 Ultra Long Range, que utilizará em voos sem escalas entre Singapura e os Estado Unidos, incluindo o serviço comercial mais longo do mundo entre Singapura e Nova Iorque.

Após a conclusão da montagem da célula, a primeira aeronave foi levada para uma estação externa onde será submetida a extensos testes de solo, antes da instalação de seus motores Rolls-Royce Trent XWB.

A aeronave partirá em um curto programa de testes de voo para fazer a certificação das alterações em relação ao A350-900 padrão que fornecerão a autonomia adicional do modelo. Entre estas, um sistema modificado de combustível que aumenta em 24 mil litros a capacidade do transporte do líquido, sem a necessidade de tanques adicionais. A fase de testes também medirá o desempenho aprimorado oriundo de melhorias aerodinâmicas como os winglets (dispositivos aerodinâmicos de ponta de asa) estendidos.

Com um peso máximo de decolagem (MTOW) de 280 toneladas, o A350 XWB Ultra Long Range é capaz de voar até 9.700 milhas náuticas ou mais de 20 horas sem escalas, combinando os mais altos níveis de conforto do passageiro e da tripulação com uma economia imbatível para tais distâncias.

O A350 XWB é uma nova família de aeronaves de fuselagem larga de longo percurso que moldam o futuro das viagens aéreas. O A350 XWB apresenta o mais recente design aerodinâmico, fuselagem e asas de fibra de carbono, além de novos motores Rolls-Royce eficientes em termos de combustível. Juntas, essas últimas tecnologias se traduzem em níveis incomparáveis de eficiência operacional, com uma redução de 25% na queima de combustível e emissões e custos de manutenção significativamente menores. O A350 XWB possui uma cabine de passageiros Airspace by Airbus que oferece bem-estar absoluto a bordo, com a cabine de dois corredores mais silenciosa de todas e novos sistemas de ar.

Até o momento, a Airbus já recebeu um total de 854 encomendas firmes de 45 clientes em todo o mundo para o A350 XWB, o que já o torna um dos aviões de fuselagem larga mais bem-sucedidos de todos os tempos.

A Singapore Airlines é um dos maiores clientes da família A350 XWB, tendo encomendado um total de 67 A350-900, incluindo os sete modelos Ultra Long Range. O operador já recebeu a entrega de 21 A350-900.

Sobre o autor

Rafael Rinaldi

Jornalista, Técnico em Manutenção de Aeronaves e administrador de empresas. Apaixonado por aviação, fotografia e História.

Comente

Clique aqui para comentar

Pré – Lançamento!

Pré – Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Produtos

Carrinho