AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Rússia acusa Israel de provocar “fogo amigo”

Caças F-16 de Israel têm realizados ataques em território sírio

Um sistema de defesa aérea S-200 operado por forças sírias abateu na noite de ontem um avião de reconhecimento Il-20 Coot da Rússia, que estava naquele país em apoio às forças sírias. O Ministério da Defesa da Rússia acusa Israel pelo incidente, ocorrido às 23 horas (horário local. 16 horas no Brasil e 20h em Greenwich).

De acordo com o os russos, quatro caças F-16 de Israel realizavam na mesma noite um ataque à província síria de Lataika e teriam utilizado a assinatura-radar do Il-20 para se proteger dos sistemas de defesa antiaérea sírios. Segundo a Rússia, os israelenses deviam saber da presença do avião de patrulha marítima, e o utilizaram como cobertura.

O “fogo amigo” causou a morte de 15 militares e aconteceu sobre o Mar Mediterrâneo, a cerca de 35 quilômetros da costa da Síria. A aeronave estava em voo para a província de Latakia, onde está a base aérea de Hmeymim, atualmente controlada pelos russos sob consentimento do governo sírio.

Mapa em russo mostra a trajetória do Il-20 (vermelho), dos caças F-16 (azul) e a localização da fragata francesa (azul) e russa (vermelho)

As reclamações públicas das autoridades russas classificam o ato como uma provocação. Uma das queixas é a de que Israel avisou sobre o ataque apenas um minuto antes, o que não permitiu a retirada do Il-20 da área, por ser uma aeronave lenta.
Restos da aeronave e corpos de tripulantes já foram encontrados a 27 km da costa. Israel, que tem por costume ressaltar a necessidade dos seus ataques na região, não comentou sobre o caso até agora. A fragata francesa “Auvergne” também estava na área, mas o governo daquele país já negou qualquer envolvimento.

O Il-20 Coot é uma versão militar da aeronave de transporte Ilyushin Il-18, equipado com antenas e sensores. Com quatro motores turboélice, tem velocidade máxima de 675 km/h, comprimento de 35,9 metros e envergadura de 37,42 metros.

O Il-20 realiza missões de reconhecimento tanto sobre o mar quanto terra

VI ENCONTRO DA CULTURA AEROESPACIAL

VI ENCONTRO DA CULTURA AEROESPACIAL

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho