AVIAÇÃO COMERCIAL E PRIVADA

Russian Helicopters inicia testes com helicóptero Mi-171E com novos motor e sistema de rotores

Mi-171E
Mi-171E

A Russian Helicopters, parte da estatal russa Rostec iniciou testes de voo com o helicóptero Mi-171E com novos motores e novos sistemas de rotor em sua planta de Ulan-Ude (Ulan-Ude Aviation Plant UUAP). Os testes devem terminar ainda esse ano.

Entre as inovações, a eficiência econômica do Mi-171E foi melhorada significantemente.  O helicóptero foi equipado com novo rotor e rotor de cauda em formato X com as pás feitas de materiais compósitos e polímeros, swash plate atualizada, novo motor russo VK-2500PS-03 com FADEC  (Full Authority Digital Engine  Control – sistema de controle dos motores 100% digital) e estabilizadores e viga do casco modificadas.

“Equipamos o Mi-171E com um novo sistema de rotores o que permitiu aumentar a velocidade máxima, aumentar a distância de voo e a carga externa e torna voos em grandes altitudes e com menor densidade do ar mais seguros.” disse o Diretor Administrativo da JSC UUAP Leonid Belykh. “Também o novo formato das pás do rotor principal e o de cauda reduzem o nível de ruído de forma significativa. Esperamos que o helicóptero modernizado seja atrativo para tradicionais e novos clientes”, completou Belykh.

Todos os componentes do sistema de rotores estão mais leves, com seus recursos aumentados e com a complexidade de manutenção diminuida. O sistema digital de degelo para as blades de material compósito do rotor principal e de cauda são também um novo recurso.

Os recursos do motor VK-2500PS-03 em modo de emergência que eram de 2700HP foram aumentados 1,5 vezes. O FADEC digital dos motores adapta o controle às condições externas, o que diminui de maneira significativa o peso e o volume dos componentes eletrônicos do sistema conectados à cabos, garante a sincronização dos motores trabalhando na frequência de rotação do turbocharger. Isso permite a manutenção da máxima performance dos motores com o mínimo consumo de combustível. A unidade de força auxiliar (APU) Safir 5K/G MI com o poderoso gerador de 20kW provê a força para ligar os motores com economia de combustível.

 

 

Sobre o autor

Rafael Rinaldi

Administrador de empresas, formado em Manutenção de Aeronaves. Apaixonado por aviação, fotografia e História. Colecionador de caixas de kits e plastimodelista nas horas vagas

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