ARTE, CULTURA & LAZER

Spitfire do Iron Maiden tem 90% do tamanho real

Na turnê pelo Brasil, Bruce Dickinson, Steve Harris, Eddie e companhia dividem o palco do Iron Maiden com uma réplica de um caça Spitfire, da Segunda Guerra Mundial. O modelo representa a aeronave da Royal Air Force com matrícula AA853, sendo da versão Mk Vb.

O original com a matrícula AA853 foi construído em 1941, logo após a Batalha da Inglaterra. Durante a guerra, a aeronave voou a maior parte do tempo com as cores do Esquadrão 302 da Royal Air Force, mantida na réplica do Iron Maiden. A unidade aérea era composta por pilotos poloneses que haviam fugido da invasão dos nazistas.

O caça foi utilizado por vários pilotos poloneses, com destaque para Stefan Witorzenc, que alcançou o status de Ás, tendo derrubado cinco aeronaves nazistas. Outros pilotos poloneses, porém, também voaram no AA853.

A réplica que vai ao palco não é feita de metal, sendo inflável. Também foi necessário reduzir as dimensões da aeronave, por conta dos limites do palco: as dimensões representam 90% do tamanho real.

Ainda assim, os componentes do Iron Maiden fizeram questão de tê-lo nos shows. O setlist, aliás, começa com a música “Aces High”, uma homenagem aos pilotos de caça da Batalha da Inglaterra. Para Bruce Dickinson, um entusiasta de aviação, o Spitfire tem uma importância história inegável. “É um símbolo da liberdade”, disse, em entrevista ao jornal Daily Mail.

Leia também:

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Sobre o autor

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

PROMOÇÃO ASAS

PROMOÇÃO ASAS

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho