AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Tecnologia da FAB monitora barragem em MG

Uma aeronave R-35A da Força Aérea Brasileira sobrevoou a cidade de Barão de Cocais (MG) para capturar imagens da barragem da Vale que tem risco de se romper na cidade. As imagens vão ser utilizadas pela Polícia Federal, que investiga o caso.

Baseado em Anápolis (GO), o R-35A utilizou o sistema ADS 80, que capta imagens multiespectrais em cinco bandas – todas com resolução espacial de até 5 cm. O sensor foi adquirido pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

O rompimento do talude (paredão inclinado com vários degraus usado na escavação de minério) pode provocar o colapso da Barragem Sul Superior, que fica a 1,5 km da Mina de Gongo. A estrutura está em alerta máximo de rompimento desde março de 2019.

As imagens do sensor ADS80 permitirão a identificação prévia, pela Polícia Federal e instituições parceiras, de áreas que podem vir a ser afetadas pelo rompimento da barragem. A intenção da PF é garantir o direito à proteção da vida das pessoas, patrimônio e recursos naturais.

Conheça as páginas da revista ASAS no Facebook e no Instagram e acompanhe diariamente notícias sobre Aviação!

Sobre o autor

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Nova edição da ASAS!!!

Nova edição da ASAS!!!

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho