AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Voa o primeiro H160 de série

A Airbus aposta na tecnologia para fazer do H160 o sucessor do Esquilo Foto: Anthony Pecchi

A Airbus anunciou o primeiro voo de um helicóptero H160 de série. O marco operacional aconteceu no último dia 14 e faz parte dos preparativos para a a entrada em serviço em 2020.

A primeira aeronave de série se juntará aos três protótipos, que já acumularam mais de 1.000 horas de voo na campanha de testes de voo, iniciada em 2015. Inicialmente designado X4, o helicóptero traz inovações presentes no demonstrador de tecnologia Eurocopter X3, entre um controle melhorado do rotor, pilotagem mais fácil e níveis de ruídos sem paralelo no mercado de helicópteros.

Outras inovações incluem a substituição dos componentes hidráulicos do trem de pouso e dos freios por atuadores elétricos. Os motores são os Turbomeca Arrano.

A expectativa de mercado é alta. Em 2015, a Airbus anunciou haver possibilidade para vender até 150 aeronaves por ano quando o projeto estiver maduro. Em 2017, o Ministro da Defesa da França informou que o país poderá adquirir até 190 aeronaves até 2024 para substituir os Aloutte III, Dauphin, Panther, Gazelle e Puma.

O H160 tem peso máximo de até 6 toneladas, com velocidade máxima de 325 km/h, alcance de 852 km e carga útil de 1.760 kg.

Considerada um marco da empresa, a primeira aeronave de série a voar trouxe na fuselagem as assinaturas de todos os funcionários da Airbus envolvidos no projeto.

Pré – Lançamento!

Pré – Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho