AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Voa o primeiro H160 de série

A Airbus aposta na tecnologia para fazer do H160 o sucessor do Esquilo Foto: Anthony Pecchi

A Airbus anunciou o primeiro voo de um helicóptero H160 de série. O marco operacional aconteceu no último dia 14 e faz parte dos preparativos para a a entrada em serviço em 2020.

A primeira aeronave de série se juntará aos três protótipos, que já acumularam mais de 1.000 horas de voo na campanha de testes de voo, iniciada em 2015. Inicialmente designado X4, o helicóptero traz inovações presentes no demonstrador de tecnologia Eurocopter X3, entre um controle melhorado do rotor, pilotagem mais fácil e níveis de ruídos sem paralelo no mercado de helicópteros.

Outras inovações incluem a substituição dos componentes hidráulicos do trem de pouso e dos freios por atuadores elétricos. Os motores são os Turbomeca Arrano.

A expectativa de mercado é alta. Em 2015, a Airbus anunciou haver possibilidade para vender até 150 aeronaves por ano quando o projeto estiver maduro. Em 2017, o Ministro da Defesa da França informou que o país poderá adquirir até 190 aeronaves até 2024 para substituir os Aloutte III, Dauphin, Panther, Gazelle e Puma.

O H160 tem peso máximo de até 6 toneladas, com velocidade máxima de 325 km/h, alcance de 852 km e carga útil de 1.760 kg.

Considerada um marco da empresa, a primeira aeronave de série a voar trouxe na fuselagem as assinaturas de todos os funcionários da Airbus envolvidos no projeto.

Nova edição da ASAS!!!

Nova edição da ASAS!!!

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho