ESPAÇO

“Pseudo-Satélite” da Airbus faz voo inaugural de 25 dias

Aeronave 100% elétrica não utiliza combustível
O Zephyr S HAPS, um Veículo Aéreo Não Tripulado estratosférico elétrico, movido a energia solar, decolou no dia 11 de julho para seu voo inaugural e pousou 25 dias depois. De acordo com a Airbus Defense and Space, fabricante da aeronave, esse foi o voo de mais longa duração na história da aviação.
O novo recorde de voo foi atingido com o apoio do governo britânico.  A expectativa da Airbus é que o Ministério de Defesa britânico seja o primeiro cliente dessa nova tecnologia.
A aeronave faz uso dos raios do sol, sendo movida 100% a energia solar, voando a 65 mil pés de altura (19,8 km), muito acima do tráfego aéreo e de condições meteorológicas adversas, preenchendo assim uma lacuna tecnológica que complementa a atuação de satélites, aeronaves não tripuladas e aeronaves tripuladas para oferecer serviços locais contínuos similares àqueles oferecidos por satélites.
A sigla HAPS é de High Altitude Pseudo-Satellite, ou pseudo-satélite de grande altitude, como são chamados os equipamentos que não são satélites, mas cumprem tarefas que seriam atribuídas a satélites.
A Airbus planeja que as aeronaves Zephyr oferecerão novos sistemas de visão, sensor e conexão tanto para clientes comerciais quanto militares. Além disso, poderão atuar no setor de gestão de desastres, ajudando no monitoramento da propagação de incêndios florestais ou derramamentos de petróleo. Esse novo sistema oferece monitoramento contínuo, rastreando as constantes mudanças da paisagem ambiental mundial e oferecendo oportunidades de comunicação para as partes mais isoladas do mundo.
“Esse voo inaugural muito bem-sucedido representa um importante marco para o programa Zephyr, que passa a incluir o novo recorde de mais longo voo estratosférico, cujo processo de reconhecimento, acreditamos, deverá ser concluído em breve. Nos próximos dias, revisaremos todos os dados de engenharia e resultados obtidos para dar início à preparação de voos adicionais marcados para a segunda metade desse ano. Esses voos sairão da nossa nova base de operações no aeródromo Wyndham, que fica na Austrália Ocidental, ” disse Jana Rosenmann, Diretora de Sistemas Aéreos Não Tripulados da Airbus.

Nova edição da ASAS!

Nova edição da ASAS!

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho