AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Embraer cria kit para transformar aviões de passageiros em cargueiros

Aviões Embraer 120, 145, 170, 190, 195 e da linha E2 poderão se tornar cargueiros após uma conversão rápida. Isso porque a Embraer criou uma solução para transporte de carga a bordo. Até 70% dos assentos podem ser removidos, com a carga permanecendo contida em uma rede de proteção fixada nos trilhos dos assentos. Isto já foi feito em um jato E195 da Azul Cargo.

Também é possível adotar uma modificação mais simples, com as cargas sendo acomodas nos bagaeiros onde ficariam as bagagens de mão e itens menores sendo acomodados nos próprios assentos. Essas configurações já foram aprovadas pela ANAC.

A capacidade máxima depende da aeronave. Um jato E190 de 96 lugares totalmente carregado pode transportar três toneladas métricas (ou 6.720 libras) de carga na cabine, além da carga do bagageiro inferior. Já um E195 de 118 lugares, pode transportar até 3,75 toneladas métricas (ou 8.260 libras). A capacidade de carga útil da cabine do ERJ145 é de até 800 quilos (ou 1.750 libras) e a do E190-E2 de até 2,36 toneladas (ou 5.194 libras).

A Embraer também oferece um Boletim de Serviço para configurações completas de carga, como, por exemplo, no EMB 120. Essas configurações oferecem aos operadores a flexibilidade de transportar itens de carga maiores montados no piso na cabine.

A novidade surge em um momento em que há um declínio do número de passageiros de companhias aéreas e uma crescente demanda por capacidade de carga aérea. “Os engenheiros da Embraer aceitaram o desafio quando os clientes perguntaram se conseguiriam encontrar uma maneira das aeronaves comerciais transportarem carga na cabine de passageiros”, explicou Johann Bordais, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte. “Hoje, os clientes podem escolher entre um portfólio de soluções para transportar carga nas cabines de seus EMB 120, ERJ 145 e E-Jets.”

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