AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA DOS ARQUIVOS DE ASAS

FAB se despede dos H-1H

O H-1H foi uma figura presente em quase todas as operações da FAB nos últimos 50 anos

O fim de uma era. Nesta segunda-feira, 22 de outubro, a Força Aérea Brasileira realizou a despedida oficial dos Bell H-1H do serviço ativo. O característico som do rotor, ouvido no Brasil há mais de 50 anos, se despediu hoje em uma cerimônia realizada na Ala 5, em Campo Grande.

As primeiras catorze unidades foram recebidas pela FAB em 1967. Eram seis SH-1D, destinados ao Esquadrão Pelicano, especialista em missões de busca e salvamento, e oito UH-1D para os Esquadrões Mistos de Reconhecimento e Ataque. Em 1972, seriam recebidas mais 34 unidades, dessa vez da versão UH-1H, sendo 26 delas usadas pelo Exército dos Estados Unidos e oito usadas por Israel.

O último lote foi adquirido em 1996: eram 20 exemplares usados pelo Exército dos Estados Unidos na Alemanha. Essas últimas aeronaves traziam como principal novidade o uso de óculos de visão noturna.

Na FAB, os UH-1H, redesignados em 2006 como H-1H, operaram, em momentos distintos, em todos os esquadrões de helicópteros. A substituição foi iniciada em 2007, com a chegada dos H-60L Black Hawk e H-36 Caracal.

A última unidade aérea a operar o H-1H, o Esquadrão Pelicano, irá operar agora aeronaves H-60L.

Fabricante: Bell Helicopter Company – Estados Unidos da América
Motor: 1 turboeixo LycomingT53-L-13 de 1.400 s.h.p.
Designação Militar: H-1H
Comprimento: 17,40 m
Largura: 2,51 m
Diâmetro Do Rotor: 14,63 m
Altura: 4,42 m
Peso Vazio: 2.255 kg
Velocidade Máxima: 204 km/h
Alcance: 511 km
Armamento: 04 (quatro) metralhadoras Mag ou Browning 7,62 mm, sendo 02 (duas) para emprego frontal e 02 (duas) para emprego lateral, bem como 02 (dois) lançadores de foguetes SBAT de 70 mm com capacidade para 07 (sete) foguetes (um lançador de cada lado).

Multifunção, a aeronave se destacou em tarefas de busca e salvamento

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