Apesar de operar dois jatos Embraer 145 e três Beriev A-50 para missões de airborne early warning and control (AEW&C), a Força Aérea da Índia vai adotar uma nova solução para a área. Seis jatos A320 da empresa Air India devem ser enviadas para retrofit na Airbus e depois receberão um radar AESA com cobertura de 360º.
Tanto o radar quanto os sistemas de bordo e o software necessário são de tecnologia nacional. Os dois Embraer 145 AEW&C já operam o sistema indiano batizado de “Netra”. O alcance do radar é descrito como de 250 km, com cobertura de 240º.
O uso do Airbus A320 deve adicionar alcance e autonomia em comparação com os 145. Porém, o plano inicial da Índia era utilizar jatos widebody Airbus A330, que dariam uma autonomia ainda maior. A opção, contudo, foi considera muito cara. O negócio também frusta a expectativa de venda de mais aeronaves A-50, que utilizam o sistema Phalcon israelense, com cobertura 360º e alcance de até 400 km.
Em meio a tensões contra o Paquistão e a China, a India’s Defence Research Development Organisation (DRDO) promete um sistema com desempenho superior aos de origem estrangeira.
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