AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Novo helicóptero militar da Airbus tem foco em disponibilidade

A Airbus se uniu ao Ministério da Defesa da França para aprimorar o desenvolvimento do seu novo helicóptero militar, o H160M Guépard. O objetivo da parceria, realizada com a Diretoria Geral de Armamentos (DGA) e com a Safran Helicopter Engines, é maximizar a taxa de disponibilidade dos helicópteros, além de otimizar o custo do suporte à frota.

“É essencial iniciar este trabalho colaborativo entre o setor industrial e o Ministério das Forças Armadas para definir a estrutura de suporte ao Guépard e aos processos associados desde a fase de pré-desenvolvimento. Seus resultados nos fornecerão todas as alavancas necessárias para garantir um alto nível de disponibilidade na entrada em operação do H160M nas forças armadas francesas”, afirma Alexandra Cros, vice-presidente e diretora de assuntos governamentais da Airbus Helicopters. “Os estudos se baseiam nos trabalhos e compromissos assumidos recentemente nos contratos globais de suporte às frotas de helicópteros Cougar, Caracal e Tiger das forças armadas francesas”, completa.

A aeronave deve substituir os Fennecs, Gazelles, Aloutte III, Dauphin e Panther das forças armadas francesas. O projeto é conhecido pela sigla HIL – Hélicoptère Interarmées Léger, ou helicóptero leve de uso conjunto das forças armadas. O H160M deverá ser capaz de voar missões de reconhecimento armado, apoio de fogo, ataque naval com mísseis, defesa aérea, infiltração de forças especiais, busca e salvamento, evacuação médica e inteligência.

H160M deve ser utilizado pela França, mas há grandes expectativas sobre exportações

Ainda em fase de desenvolvimento, o H160M tem chamado a atenção, isso porque o governo francês decidiu acelerar e ampliar o projeto. O lançamento foi adiantado em um ano, para 2021, e as primeiras entregas devem ocorrer em 2026. Antes estavam previstas para 2028. A encomenda de 169 unidades também incorpora 15 unidades adicionais.

O mockup apresentado no Paris Air Show incluía um míssil anti-navio Sea Venom, da MBDA, e um canhão de 20mm.

O H160M Guépard é um desenvolvimento do modelo civil H160, anteriormente conhecido como X4. Desde o lançamento do projeto civil, em 2011, a empresa trata o modelo como um “game changer”: vai ter maior disponibilidade, menor vibração, menor ruído e controle facilitado com o fly-by-wire. Os processos de desenvolvimento, produção e suporte se valem de ensinamentos colhidos com o Airbus A350, jato de passageiros mais moderno da empresa.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Assine Asas!

Parceiros