AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Novo jato da Embraer substitui rival na Europa

Embraer E195-E2 da Binter
Embraer E195-E2 é o maior jato comercial já fabricado no Brasil. Foto: Ariadne Barroso

O Embraer E195-E2, maior aeronave comercial já desenvolvido pela companhia, vai estrear na Europa. No dia 21 de novembro, a companhia aérea espanhola Binter, com base nas Ilhas Canárias, recebeu o primeiro de cinco aviões encomendados para substituir jatos Bombardier.

“Este Embraer E195-E2 será um passo importante na história da nossa empresa por também nos transformamos em um operador de aviões de última geração. Este novo marco, que coincide com a celebração do 30º aniversário da Binter, contribui para os importantes avanços que alcançamos nos últimos anos e que buscam um objetivo principal: a melhoria da conectividade do arquipélago das Canárias, tanto nas conexões entre ilhas quanto com destinos externos”, disse Pedro Agustín del Castillo, presidente da Binter. Um concurso cultural entre os funcionários da companhia foi realizado para 30 deles estarem presentes na cerimônia de entrega, realizada na sede da Embraer, em São José dos Campos (SP).

Interior do Embraer 195-E2 são configurados sem a poltrona do meio e com um elevado padrão de conforto. Foto: Ariadne Barroso/Revista Asas

O E195-E2 da Binter será empregado em uma rede de rotas que incluem oito cidades nas Ilhas Canárias, nove cidades na África e duas em Portugal. No ano passado, a companhia transportou 3,6 milhões de passageiros.

“Estamos extremamente orgulhosos em entregar o primeiro E195-E2 na Europa para uma companhia aérea regional tão bem-sucedida. A Binter exibirá o melhor da aeronave enquanto expande sua rede para mais cidades”, disse John Slattery, Presidente & CEO da Embraer Aviação Comercial.

Foto dos presidentes da Binter e da Embraer Aviação Comercial revela a cabine do E195-E2. Foto: Ariadne Barroso/Revista Asas

Jato brasileiro substitui rival

Além de ser a primeira companhia aérea europeia a utilizar o E195-E2, a escolha da Binter também significou uma vitória frente à concorrência. Os jatos fabricados no Brasil vão substituir três Bombardier CRJ-100, aeronaves com 100 assentos. Além de comportarem mais passageiros, os E195-E2 trazem outras vantagens, como intervalos mais longos de manutenção e motores mais silenciosos. No total, a Binter possui um pedido de cinco E195-E2, avaliados em U$342 milhões.

Cerimônia de entrega do primeiro Embraer E195-E2 para a Binter Canarias. Foto: Ariadne Barroso

Novo avião começou a operar em 2019

O E195-E2 recebeu, em abril, o Certificado de Tipo de três órgãos regulatórios: a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Administração Federal de Aviação (Federal Aviation Administration – FAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA).

Assim como o E190-E2, o E195-E2 também possui os intervalos de manutenção mais longos no mercado de aeronaves com corredor único, com 10 mil horas de voo para atividades básicas de manutenção e sem limite de calendário para operações típicas do E-Jet. Isso significa 15 dias a mais para a utilização da aeronave em um período de dez anos, comparado à atual geração de E-Jets.

O E195-E2 apresenta novos motores de alto desempenho, asas completamente novas, fly-by-wire completo e um novo trem de pouso. Em comparação com a primeira geração do E195, 75% dos sistemas da aeronave são novos. O E195-E2 tem três fileiras adicionais de assentos. A cabine pode ser configurada com 120 assentos em duas classes ou até 146 em classe única.

Hoje, a Embraer é líder mundial na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e conta com mais de 100 clientes em todo o mundo. Somente para o programa de E-Jets, a Embraer registrou mais de 1.800 pedidos e 1.500 aeronaves foram entregues. Atualmente, os E-Jets estão voando na frota de 80 clientes em 50 países. A versátil família de 70 a 150 assentos voa com companhias aéreas de baixo custo, bem como com operadoras regionais e tradicionais.

NOVA EDIÇÃO DA ASAS!

USE O CUPOM: FRETE GRÁTIS

Carrinho