DOS ARQUIVOS DE ASAS

Primeiro voo do Embraer EMB-110 Bandeirante

Fábrica do Bandeirante, em São José dos Campos

HOJE NA HISTÓRIA DA AVIAÇÃO
26/10/1968

Avião turboélice destinado ao uso civil e militar, com capacidade para até 21 passageiros, projetado, desenvolvido e fabricado no Brasil pela Embraer, é considerado o modelo de série que literalmente iniciou as atividades da empresa como fabricante de aeronaves – hoje, uma das quatro maiores, em todo o mundo.

Com uma política de expansão da indústria nacional, fins dos anos 1960, o governo brasileiro percebeu a demanda de uma aeronave de uso geral, para uso civil e militar, a ser utilizado no transporte de cargas e passageiros. Desta forma promoveu estudos para a criação de uma nova aeronave, de baixo custo operacional, capaz de ligar regiões remotas e dotadas com pouca infra-estrutura.

O CTA – Centro Técnico Aeroespacial, dentro do qual havia formou-se uma equipe de projeto liderada inicialmente pelo projetista francês Max Holste, com a supervisão do então engenheiro aeronáutico Ozires Silva (que acabaria sendo o grande líder do programa), com a missão de desenvolver a aeronave.
O primeiro voo ocorreu em 26 de outubro de 1968, e após algumas revisões do projeto (já sob a liderança de Ozires Silva), o modelo entrou em serviço em 16 de abril de 1973.

Em grande parte, foi graças ao programa do Bandeirante, que Ozires Silva conseguiu os argumentos necessários para superar muitos desafios e obstáculos e viabilizar o seu objetivo – a fundação de uma empresa brasileira fabricante de aeronaves, a EMBRAER.

Além de ter sido o modelo “lançador” da EMBRAER, o heroico Bandeirante registrou diversos marcos históricos para a indústria aeronáutica brasileira:

– em 1975, tornou-se a primeira aeronave brasileira a ser exportada, com a aquisição de dois exemplares pela Força Aérea do Uruguai;
– em 1977, houve a primeira venda do Bandeirante para um operador civil, que foi também a primeira exportação de um avião brasileiro comercial, para a companhia aérea francesa Air Littoral;
– foi a primeira aeronave projetada e construída no Brasil a ser operada comercialmente por outras nações, incluindo os EUA e diversos países da Europa;
– em 2008, 40 anos depois de seu primeiro voo, o Bandeirante era ainda operado comercialmente em 18 países (incluindo EUA e Reino Unido), em 45 diferentes companhias aéreas;

Hoje, o protótipo n.° 1 está em exposição no Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos (MUSAL), no Rio de Janeiro.

A produção em série do Bandeirante terminou no final de 1991. Dos 498 aviões fabricados (além dos três protótipos), cerca de 320 unidades permaneciam em operação em 2016.

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