AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Voa novo avião brasileiro

Voou pela primeira vez, no dia 21 de janeiro, o Cygnus, monomotor para cinco ocupantes criado pela empresa brasileira Octans Aircraft. Anteriormente chamada de INPAER, a companhia sediada em São João da Boa Vista (SP) já produziu e entregou 240 aeronaves experimentais. O Cygnus, porém, é o seu primeiro modelo certificado.

A aeronave foi desenvolvida para cumprir os requisitos de certificação ANAC/FAA Part23. O primeiro voo ocorreu após a inspeção técnica da ANAC e a campanha de demonstração de cumprimento dos requisitos será realizada ao longo de 2020.

O Cygnus possui estrutura metálica, asa alta cantilever, trem de pouso triciclo fixo, VRF noturno e IFR, painel digital Garmin touch screen, ar condicionado, cintos com airbags e interior de alto padrão. A nova aeronave vai sair de fábrica equipada com motor Lycoming IO-540 300 hp e hélice Hartzell tripá metálica. No quesito aviônicos, o Cygnus é equipado com visores de voo avançados com GPS VRF WASS integrado, display de voo principal (PFD) e multifuncional (MFD), além de display opcional e sistema de indicação de motor (EIS) altamente configurável, interface touch screen e telas em tamanho 10,6 polegadas.

O interior foi desenhado pelo Studio Marcelo Teixeira – Arch & Transportation Design e Fabricado pela F/LIST, sediada na Áustria. Entre os diferenciais, versões exclusivas com acabamento em madeira e carbono, amplo espaço para cinco ocupantes, assentos em couro com ajustes e reclínio, apoios de braço escamoteáveis, cintos com airbag, entradas USB para todos os ocupantes e pontos de energia 12V para laptops e smartphones.

Cygnus

Performance

Velocidade de Cruzeiro: 160 ktas

Velocidade de Estol: 60 ktas

Autonomia: 06h00

Alcance: 1780 km

Decolagem: 450 m

Dimensões

Comprimento: 9.40 m

Altura: 3.10 m

Envergadura: 12.20 m

Motor e hélice

Motor: Lycoming IO-540 300hp

Hélice: Hartzell tripá metálica

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