Apesar de críticas desde a fase de desenvolvimento, o Boeing KC-46A Pegasus tem se firmado na frota da United States Air Force. A centésima aeronave foi recebida no dia 2 de dezembro, durante uma solenidade realizada na Base Aérea de Travis, na Califórnia.
De fato, o KC-46 tem substituído os antigos KC-135 Stratotanker em diversas unidades, já estando presente em seis bases aéreas, com planejamento para mais três. Com isso, a cada seis reabastecedores dos Estados Unidos, um já é do novo modelo, baseado no jato comercial Boeing 767. O plano da USAF é ter entre 179 e 288 unidades.
A entrega dos jatos número 99 e 100 marca também a retomada do ritmo acelerado do programa, com 15 aeronaves entregues só em 2025. É o sinal claro da recuperação do projeto, com a primeira aeronave tendo voado em 2015 e a entrada em serviço ocorrido em 2019, mas ao longo do tempo houve o enfrentamento de uma série de problemas.
Um destaque é a tripulação reduzida. É possível cumprir missões de reabastecimento com apenas três pessoas a bordo, sendo dois pilotos e um operador do sistema boom. A aeronave pode decolar com peso máximo de 188 toneladas, sendo 94,1 toneladas de combustível para transferência ou para ampliar seu alcance em outros tipos de missões, como evacuação aeromédica. Em 2024, um KC-46 realizou um voo sem escalas com 45 horas de duração.
Além de dar uma volta na Terra, o jato reabasteceu aeronaves B-2, C-17, F-15E e KC-46 durante o voo, além de ter recebido combustível. A tripulação foi composta por nove militares, comprovando a capacidade do KC-46 de cumprir missões com perfil estratégico.











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