Desenvolvido ainda na Guerra Fria com foco no treinamento de pilotos que iriam voar aeronaves de origem soviética, o projeto do jato de treinamento avançado foi aprimorado pela Aero Vodochody e agora é considerado ideal para adaptar aviadores a caça ocidentalizados. É o caso da Hungria, operadora dos F-39 Gripen, e que recebeu, em maio, seus três primeiros L-39NG Skyfox.
A Hungria terá, ao todo, doze L-39, sendo que quatro aeronaves terão capacidade de reconhecimento tático e oito serão destinados à missão de treinamento avançado. O contrato inclui ainda o uso de simuladores de voo em um centro de treinamento.
Essa nova versão voou pela primeira vez em 2018 e já está em serviço no Vietnã. Os aviões contam com um motor Williams International FJ44-4M permitindo alcançar 900 km/h e chegar a até 2.500 km de distância. Se necessário, podem ser levados até 1.640 kg de armamentos, entre mísseis ar-ar e curto alcance, foguetes e bombas.
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