Uma comitiva de 42 representantes do Congresso Nacional e instituições parceiras, incluindo senadores e deputados, foi convidada pela Força Aérea Brasileira (FAB) para conhecer de perto como é o trabalho realizado na Base Aérea de Anápolis. A visita ocorreu em 3 de julho e também envolveu as instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde ocorre a produção dos jatos KC-390 Millenium e F-39 Gripen.
Deputados federais e senadores têm poder de decisão sobre o orçamento das Forças Armadas, por meio da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, por exemplo, e a respeito dos limites legais de atuação. Por esse motivo, a FAB realiza ações o tipo, além de participar de audiências no Congresso, com foco em defender seus projetos e o fluxo de recursos necessário para a operacionalidade.

“A visita institucional representou uma etapa estratégica no fortalecimento do relacionamento entre a Força Aérea Brasileira e o Poder Legislativo. Esse tipo de aproximação estimula o engajamento dos representantes do Legislativo e favorece a valorização orçamentária dos projetos estratégicos da FAB”, destacou o Chefe da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comando da Aeronáutica (ASPAER), Major-Brigadeiro Reginaldo Pontirolli.
O deputado federal Pedro Henrique Campos, do Partido Socialista Brasileiro de Pernambuco (PSB/PE), destacou o potencial de exportação do F-39 e do KC-390. Já o senador Fernando Dueire, do Movimento Democrático Brasileiro de Pernambuco (MDB-PE), ressaltou a integração entre FAB, Embraer e Saab, com geração de empregos qualificados.

Programa espacial
Em maio, a FAB levou uma comitiva de senadores, deputados federais e consultores legislativos até o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão. Foram discutidos os rumos do programa espacial brasileiro e, especialmente, da Alada, estatal recém-criada para atuar na área
Comentar