Se há dúvidas do impacto do novo helicóptero AW09 no mercado global, basta saber que o projeto originalmente desenvolvido pela suíça Kopter Group, que o chamava de SH09, foi tão promissor que a gigante europeia Leonardo decidiu incorporar a concorrente. E agora esse modelo, visto como revolucionário, conquistou o primeiro cliente no Brasil, a Amaro Aviation, especializada em aviação executiva.
Com capacidade para um piloto e até sete passageiros, o modelo oferece cabine espaçosa com piso plano, ampla visibilidade, motor Safran Arriel 2K (1.000 SHP), velocidade de cruzeiro de 260 km/h, autonomia de até 5 horas e alcance aproximado de 800 quilômetros. Na prática, é um monomotor com capacidades de bimotores, a um custo operacional mais baixo.
A compra da Amaro Aviation ocorre após uma análise minunciosa. “O que nos chamou a atenção no modelo foi a segurança, a robustez, a questão de ter uma marca como a Agusta por trás de tudo isso, o que nos dá segurança na certificação também da aeronave aqui no Brasil. O AW09 tem aviônicos modernos, piso plano e é multimissão. Para nós, estrategicamente, o custo-benefício também foi muito bom. Tudo isso englobou na tomada de decisão”.
Projetado para ser altamente versátil, o AW09 pode ser configurado para missões EMS, transporte VIP, utilitário ou segurança pública. Sua arquitetura moderna prevê integração futura de sistema fly-by-wire e foco em redução de custos operacionais e manutenção facilitada. O motor, por sua vez, é compatível com combustíveis sustentáveis (SAF), alinhando-se às demandas ambientais atuais.
O modelo encontra-se em fase avançada de testes com o protótipo PS4, com certificação pela agência europeia de aviação (Easa) prevista para 2025 e entregas a partir de 2026.
Comentar