Há exatos 30 anos, 11 de agosto de 1995, voava pela primeira vez o ERJ145, jato da Embraer que revolucionou a aviação regional em todo o mundo, estabelecendo novos paradigmas. A aeronave se destacou por ser a primeira a ser lançada após a privatização da empresa, servindo como ponte entre um período de quase falência até o sucesso internacional da atualidade.
O jato levou à criação de uma família de aeronaves (incluindo o ERJ 135 e ERJ 140) e serviu de base para a aviação executiva da Embraer, resultando no Legacy, além de ter servido de base para modelos na área de defesa. A decisão de desenvolver um jato foi um risco calculado, em contraste com a aposta em turbo-hélices de concorrentes, que acabaram por fracassar.
Em um vídeo com a qualidade da Revista ASAS, Claudio Lucchesi entrevista dois personagens centrais dessa história: Satoshi Yokota (então, o Vice-Presidencial da empresa) e Luís Carlos Affonso (hoje o Vice-Presidente de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer). É uma conversa aberta, sem filtros e sem cortes!
Confira:









