AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Tailândia sela vitória do Gripen E/F sobre o F-16 Block 70

A Saab assinou hoje um contrato com a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) e recebeu um pedido de quatro caças Gripen E/F destinados ao Reino da Tailândia. As entregas são previstas para o período de 2025 a 2030. O valor do contrato é de aproximadamente 5,3 bilhões de coroas suecas (SEK). A valor em dólares depende da variação cambial.

A escolha da empresa sueca na Tailândia representa a vitória frente à oferta dos jatos norte-americanos Lockheed F-16 Block 70/72. A Tailândia conhece bem tanto o F-16 quanto o Gripen, contando atualmente com doze F-16A/B modernizados nos anos 90 e onze Gripen C/D. O plano dessa aquisição é, precisamente, substituir a dúzia de jatos norte-americanos. Novas compras além dessas quatro iniciais são esperadas.

O contrato firmado entre Saab e FMV contempla três aeronaves Gripen E e uma Gripen F, além de equipamentos associados, suporte e treinamento. Vale ressaltar que a versão Gripen F, ainda em desenvolvimento, foi inicialmente uma requisição da Força Aérea Brasileira.

Caça JAS-39C da Tailândia. Foto: Aaron Oelrich

Em paralelo, a Saab assinou um contrato com a Força Aérea Real da Tailândia para fornecer um pacote de compensação industrial de longo prazo (offset) como parte do plano de aquisição dos caças. Esse pacote inclui transferência significativa de tecnologia de defesa, cooperação industrial com parceiros locais e novos investimentos em diversos setores da economia nacional.

Colômbia e Peru também estão em fase avançada para a aquisição de caças Gripen E/F, já em serviço na Suécia e no Brasil. 

NOVA EDIÇÃO DA ASAS!

Carrinho