A Marinha do Brasil vai realizar, em novembro, um exercício inédito ara proteção de cabos submarinos utilizados para prover conectividade de internet. As ações vão acontecer próximo a Fortaleza (CE), onde funciona um hub de 16 cabos que interligam o Brasil a diversos continentes e a outros grandes centros urbanos do País.
Está planejada a participação tanto de meios navais quanto de forças de fuzileiros navais. Será simulado um incidente na Praia do Futuro, local urbano de forte apelo turístico e, ao mesmo tempo, ponto considerado estratégico para a conexão de internet brasileira.
O Comando de Operações Navais, o Comando de Proteção Marítima e Proteção da Amazônia Azul e o Comando Naval de Operações Especiais coordenarão as ações. Serão testados e revisados protocolos de segurança, com maior integração entre as ações da Marinha, da Autoridade Marítima e dos parceiros envolvidos, como a Petrobras, a Blue Marine, a Angola Cables e o Comitê Brasileiro de Proteção a Cabos Submarinos.
Com informações da Agência Marinha de Notícias.
VEJA TAMBÉM:
Comentar