AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Brasil ganha destaque em organização internacional de aviação

Foto: Wikimedia Commons

O Brasil foi, mais uma vez, reconduzido ao grupo de países que formam o Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), instituição criada em 1947 para regulamentar o setor. Representando pelo Comando da Aeronáutica, o Brasil foi o país que mais recebeu votos, 167, para compor o Grupo 1, que reúne as principais potências globais da aviação. A eleição ocorreu no sábado, 27 de setembro.

Foto: OACI

Atualmente, 36 países compõem o Conselho da OACI, sendo dividido em três grupos. O Brasil está no Grupo 1 ao lado das principais potências globais: China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Austrália, Itália, Japão, Canadá e Alemanha. O Grupo II conta com Argentina, África do Sul, Arábia Saudita, Colômbia, Dinamarca, Egito, Espanha, Índia, México, Nigéria, Singapura e Suíça. Este novo mandato é válido para o triênio de 2025 a 2028.

“A sinergia existente entre o Ministério da Defesa, tendo a Força Aérea como o braço operacional na atuação direta das atividades de controle do espaço aéreo, o Ministério das Relações Exteriores, que foi o grande coordenador da participação da delegação brasileira, o Ministério dos Portos e Aeroportos e a ANAC, certamente foi o motor propulsor para o alcance deste expressivo resultado, que coloca o Brasil em posição de grande destaque no mundo e reforça a singular capacidade do nosso País em ter e desenvolver um controle integrado de tráfego aéreo capaz de se traduzir em segurança para a navegação aérea e manter a soberania do nosso espaço aéreo”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

NOVA EDIÇÃO DA ASAS!

Carrinho